CADERNO IPATINGA 2024

08 de maio, de 2016 | 07:10

Definido local para o novo distrito de Bento Rodrigues

Comunidade desabrigada escolhe terreno a oito quilômetros de Mariana, para reconstrução de vila destruída por mar de lama


O novo distrito de Bento Rodrigues será construído em uma área conhecida como Lavoura, a 8 quilômetros de Mariana.

A escolha da área foi realizada no sábado (7), em votação com a participação de 223 representantes de famílias que moravam no antigo vilarejo, destruído em 5 de novembro de 2015 pela lama que vazou da barragem do Fundão, onde eram retidos os rejeitos de minério de ferro da Samarco, que pertence à Vale e à BHP Billiton.

Um total de 236 pessoas estavam aptas a votar. A área vencedora, que pertence à siderúrgica ArcellorMittal, teve 206 votos. Em segundo lugar ficou a área conhecida como Carabina, de proprietário particular, com 15 votos, e em terceiro Bicas, uma área que pertence à própria Samarco, que teve dois votos.

Conforme a empresa, além de negociar a aquisição da área, que tem 350 hectares (o equivalente a 350 campos de futebol), o próximo passo será a criação de um plano urbanístico para o novo Bento Rodrigues.

Disponibilidade de água e condições naturais para agricultura foram alguns dos critérios para definição dos três locais escolhidos para a votação, que ocorreu no centro de convenções de Mariana. 
Divulgação


novo bento rodrigues


Lavoura fica a oito quilômetros de Mariana. Carabina ficava a dois e Bicas a 15. O distrito destruído pela lama ficava a cerca de 30 quilômetros da sede.

Além de destruir Bento Rodrigues, a lama da Samarco matou 19 pessoas, das quais, 18 já foram encontradas.

MAIS:

MPMG denuncia a Samarco e 14 funcionários da empresa por crime ambiental

Trauma provocado pela tragédia de Mariana leva moradores ao suicídio
 
Uma investigação foi aberta pela Secretaria de Estado da Saúde para apurar uma situação preocupante, em Mariana. Os números da SES mostram que a tragédia de Mariana continua a fazer  vítimas.

Os dados mostram que sete moradores do Distrito de Barra Longa tentaram suicídio depois da tragédia. Uma bordadeira da cidade e dois trabalhadores da Samarco sobreviventes do desastre se mataram.

Outros dois homens que estavam na barragem na hora que ocorreu o rompimento estão com sofrimento mental gravíssimo.  Diante do quadro grave, as autoridades vão promover uma reunião do Conselho Nacional de Saúde com representantes das 39 cidades afetadas pela tragédia para debater o problema.

Para agravar a situação, muitos dos sobreviventes da tragédia são apontados como "aproveitadores" pelos próprios moradores de Mariana.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário