Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de janeiro, de 2016 | 07:40

Roubos de carro sobem 58% em Ipatinga

Já os furtos subiram 108% e polícia reage aumentando operações, recuperação de veículos e prisões


IPATINGA - No ano passado 87 veículos foram tomados em assaltos a mão armada em Ipatinga, número 58% maior do que os 55 casos em que veículos foram levados por criminosos armados, registrados em 2014. Já, os casos de furto, em que veículos foram levados sem o emprego de força física ou ameaça, mais que dobraram. Nos doze meses de 2015 foram registrados 595 furtos, contra 286 do ano anterior, um aumento de 108%.

Em 2015, entretanto, a Polícia Militar localizou 399 veículos, entre os casos em que o paradeiro dos carros furtados ou roubados foi descoberto em operações policiais, ou encontrados abandonados nas ruas pelos criminosos.

Os dados fazem parte de um conjunto de estatísticas criminais enviado pelo comando do 14º Batalhão da Polícia Militar, a pedido do Diário do Aço, e apresentado pelo tenente Lindon Jonhson e o subcomandante do 14º BPM, major Barcelos. 

O tenente PM Lindon Jonhson lembra que, junto ao crescimento dos crimes, houve também o aumento da frota nos anos anteriores. “Para enfrentar essa realidade, a solução foi aumentar as operações que combatem esse tipo de crime, as blitzen, Operação Cavalo de Aço. Nossa expectativa é que em médio prazo consigamos reduzir esses índices, porque quadrilhas têm sido descobertas e presas”, enfatizou. 
Artes / Diário do Aço


índice assaltos ipatinga


No fomingo o Diário do Aço divulgou outra estatística preocupante, o crescimento dos crimes violentos contra a vida em 2015, em relação aos 12 meses do ano anterior. 

Armas

O aumento de operações policiais resulta em números mais otimistas, conforme o relatório apresentado pela PM. Em 2015 foram realizadas 15% mais operações policiais nas ruas e bairros. Como resultado, além da recuperação de veículos furtados ou roubados, foram apreendidas 504 armas de fogo, um crescimento de 10%, em relação a 2014, quando foram recolhidas 459 armas.

“Entre os casos estão as pessoas tinham armas em casa, o registro da posse e para porte venceram, não foram renovados e houve apreensão. O importante nesses números são os criminosos que portavam armas e foram apanhados. Uma arma apreendida é um assalto a menos ou um homicídio a menos” explicou o major Barcelos.

Encaminhados ao Ceresp cresceram 12%

Em 2015 foram presas 1.572 pessoas, por policiais militares em Ipatinga, levadas para a Delegacia de Polícia Civil e encaminhadas para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp). O número é 12% maior do que o de 2014, quando foram feitos 1.405 encaminhamentos ao Ceresp, unidade que tem cerca de 700 pessoas reclusas atualmente.

O tenente Lindon Jonhson explica que nem todos os encaminhados são mantidos presos. Ou são transferidos ou passam a responder processo em liberdade até o julgamento pelo Poder Judiciário. O número de pessoas detidas por suspeita de envolvimento em delitos chegou a 4.486 pessoas em 2015. Deste total, 1.572 “subiram” para o Ceresp. 
Alex Ferreira


Major Barcelos e tenente Jonhson


Em relação aos menores de idade envolvidos em atos infracionais (crimes), houve queda de 4% nas apreensões. Em 2014 esse número foi de 1.548, mas caiu para 1.488 apreensões em 2015. No ano passado 84 foram encaminhados para a internação, contra 69 no ano anterior, um aumento de 22%.

“Esses números têm como fator decisivo o funcionamento do Centro Socioeducativo em Ipatinga. O menor de idade hoje já sabe que se cometer um ato infracional vai ser internado em Ipatinga ou em outra cidade”, resumiu.

Estrutura

O subcomandante do 14º BPM, major Barcelos, destacou que a orientação do atual comandante da PM em Ipatinga é ampliar a estrutura para o enfrentamento do crime. O oficial explicou que novos equipamentos chegaram para equipar unidades de atendimento no 14º BPM e a intenção é que em 2016 sejam maiores os índices de apreensão de armas e prisão de infratores.

“A Polícia Militar não age sozinha e todo o trabalho tem participação do Ministério Público, apoio do Poder Judiciário e da Polícia Civil. Tivemos grande evolução no trabalho conjunto”, concluiu Barcelos. 
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário