10 de janeiro, de 2016 | 00:00

Tropeiro recebe reconhecimento em Santana do Paraíso

Projeto contempla principalmente os inúmeros descendentes de tropeiros


A partir de 2016, o ofício de tropeiro passa a ser merecidamente reconhecido no município de Santana do Paraíso, ganhando o seu dia no calendário municipal.

A data escolhida para celebrar o dia deste importante personagem da história do município está inserida na última semana de maio, passando a concorrer com as duas datas mais importantes, que são a Festa de Santana em 25 de julho e a Festa do Aniversário da Cidade, em 27 de abril.

A iniciativa partiu do Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Santana do Paraíso, que encaminhou o projeto criado pela prefeitura e posteriormente encaminhado para a Câmara de Vereadores. O Projeto de Lei 790/15 que institui o Dia do Tropeiro no município foi aprovado com euforia pelos presentes.    

Para o presidente do Comtur, Hélio Anício, “o projeto contempla principalmente os inúmeros descendentes de tropeiros, os praticantes e amantes das cavalgadas e encontros de cavaleiros que já movimentam a cidade em seu cotidiano”.

Histórico 

A história da formação do município paraisense tem suas raízes no tropeirismo. Consta, que no final do século XIX, o local onde se construiu a cidade era um ponto de tropeiros que faziam a rota ligando a região do Calado, atual Coronel Fabriciano, ao município de Ferros.

As tropas, vindas geralmente de Antônio Dias, passavam pelo Calado e por Barra Alegre (atual distrito de Ipatinga) e, para seguir até o Achado, tinham que passar pelo então povoado de Taquaraçu, subindo a Serra do Chico Lucas e seguindo viagem em direção a Ferros.

A Cachoeira do Engelho Velho, ou Taquaraçu, no centro da cidade, próximo ao local onde hoje se situa o prédio da Prefeitura Municipal, era a preferida pelos tropeiros para o seu descanso. Ao longo dos anos as tropas foram aumentando e a margem da cachoeira acabou se transformando num importante centro comercial.

Com a aprovação da lei, a população espera que a data possibilite uma nova oportunidade para o desenvolvimento do município, principalmente no segmento do turismo.

Monumento 

O Comtur planeja junto aos cavaleiros do município consolidar o Dia do Tropeiro com uma grande festa, regada a causos, homenagens a ex-tropeiros, música e exposições de objetos relacionados ao antigo ofício.

Na celebração do primeiro Dia do Tropeiro, será instalado no trevo do entroncamento que liga a região do Achado um monumento alusivo ao tropeiro.

Segundo Mário Carvalho Neto, membro do Comtur e idealizador do projeto, a aprovação da lei é um reconhecimento justo a esta laboriosa atividade responsável pelo surgimento do município assim como o seu desenvolvimento, porque o tropeiro foi mais que um simples transportador de cargas, ele foi também o correio que trazia e levava notícias, foi um caixeiro viajante, que comprava e vendia mercadorias e também um desbravador, que abriu espaço para o povoamento do interior. Para ele, o Dia do Tropeiro será uma oportunidade para resgatar os costumes e a cultura tropeira e promover a integração dos descendentes destes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário