Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de novembro, de 2015 | 20:00

Ipatinga continua a fechar postos de trabalho

Geração de empregos no município teve maior recuo no segmento da indústria


DA REDAÇÃO - No mês de outubro o município de Ipatinga fechou 500 vagas de trabalho, informa o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgados na semana que passou, a cidade mais populosa da Região Metropolitana do Vale do Aço registrou 2.770 desligamentos, contra 2.270 admissões, o que resultou no descompasso da criação de novas oportunidades. Em setembro deste ano, 201 vagas formais foram fechadas.

No município, o emprego caiu de forma mais acentuada no setor industrial. Em outubro, 360 oportunidades foram fechadas no segmento. O setor de serviços vem na sequência, onde 80 postos deixaram de ser gerados. Finalmente, o comércio perdeu 71 vagas de carteira assinada.

O recuo da indústria em Ipatinga é expressivo quando comparado o atual resultado aos dados informados pelo Caged no mês anterior, em setembro. No período, 115 postos de trabalho com carteira assinada foram fechados. Em outubro de 2014, o cenário era outro e positivo: na variação entre admissões e desligamentos, 400 vagas de trabalho foram geradas no ramo da indústria de transformação na cidade.

Já a construção civil apresenta oscilação, com criação ínfima de novas vagas, porém sem registro de números negativos nos últimos meses, demonstra o Caged. Em outubro, essa fatia do mercado local registrou a abertura de 14 novas vagas. No mês anterior, em setembro, 39 postos foram gerados. Comparando o resultado do segmento registrado em outubro de 2015 e o conhecido no mesmo período do ano passado, a construção civil retoma fôlego. Em outubro de 2014, o fechamento de postos foi da ordem de 360 vagas.

No Vale do Aço - especificamente na microrregião de Ipatinga, onde o Caged tem por base 13 municípios - um saldo de 523 vagas foram perdidas no último mês de outubro. O dado é o resultado da variação entre as 3.645 admissões registradas no período, contra 4.168 desligamentos. No período informado, a indústria também se sobressai, negativamente. Os registros de postos com carteira de trabalho perdidos somaram 509.

 

País

No âmbito nacional, 169.131 empregos com carteira assinada deixaram de ser gerados no mês passado. Em outubro de 2015, todas as regiões brasileiras registraram queda no total de empregos formais. O Sudeste registrou o maior número de fechamento de postos de trabalho, 97.384. No Sul, foram cortados 21.422, enquanto o Nordeste, 17.630. A região fechou 16.435 postos e Norte, 16.260.

De acordo com o Caged, das 27 unidades da Federação, 23 reduziram o total de empregos. Os estados de São Paulo e Minas Gerais foram os que mais fecharam vagas no mês, com um saldo de demissões de 50.423 e 24.502, respectivamente. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário