EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

07 de novembro, de 2015 | 16:02

Água e lama da catástrofe passaram pelo Vale do Aço

Ponte Metálica sobre o rio Doce foi ponto de atração de observadores


PARAÍSO - A ponte metálica sobre o rio Doce, na divisa dos municípios de Santana do Paraíso e Caratinga virou um ponto de observação das pessoas que queriam ver a lama da catástrofe resultante do estouro de duas barragens na mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana.

Na sexta-feira, a circulação de mensagens sem procedência alguma, gerou pânico desnecessário em muitas pessoas, que acreditam no impacto direto dos efeitos da tragédia ambiental no Vale do Aço. 

O que houve, de fato? Aproximadamente 40 horas depois do acidente, que aconteceu por volta das 17h de quinta-feira (5/11) a lama chegou ao Vale do Aço. O primeiro ponto de observação foi por volta das 9h sobre a Ponte Queimada, localizada entre a mata do Parque Estadual do Rio Doce e o município de Pingo D'Água, a 31 quilômetros de Cava Grande, Marliéria.

Horas depois os resíduos foram observados na Ponte Perdida, localizada perto de Revés do Belém, em Bom Jesus do Galho.

Às 12h45, aproximadamente, chegou à Ponte Metálica, onde muitas pessoas esperavam desde cedo a chegada do lamaçal. A lama, entretanto, apresentava-se bastante diluída com a água do rio e sem a quantidade assustadora de resíduos de madeira e material sólido transportados pela correnteza nos lugares mais próximos da origem da tragédia ambiental.

Em todos os pontos observados houve elevação do nível de água no rio Doce entre 1,70 metro e 2 metros. Como o rio está muito vazio, por causa da estiagem, a água não saltou de sua calha normal. 
Enviada para o WhasApp Portal Diário do Aço 31 985915916


ponte metálica lama


Essa informação confirma a previsão da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que monitora o rio Doce e soltou boletim extraordinário na tarde de sexta-feira (6/11) em que descartava catástrofes nos municípios do Vale do Aço e Rio Doce, e alertava que o serviço de captação de água poderia ser prejudicado, temporariamente, em função da lama.

Duas localidades próximas enfrentam dificuldades: o distrito de Perpétuo Socorro, em Belo Oriente e Governador Valadares, que são abastecidos por água captada no Doce.

Veja tambem: Peixes aparecem mortos depois da passagem da lama

Confirmada suspensão 

No começo da noite de sábado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Governador Valadares informou que amostras da água coletadas e analisadas ainda em Ipatinga levaram à conclusão que não é possível tratar a água, devido ao seu alto nível de turbidez. 

Desta forma, o abastecimento será interrompido até que a onda de lama passe. A interrupção será por, no mínimo, 48 horas. "Isso significa que a população deve economizar água ao máximo, até que o problema seja sanado e o abastecimento restabelecido", conclui nota da Prefeitura de Governador Valadares. MAIS:

Peixes aparecem mortos depois da passagem da lama no Vale do Aço - 07/11/2015

Tragédia de Mariana tem efeitos na Bolsa de Valores - 07/11/2015

FGTS será liberado para vítimas de tragédia em Mariana - 06/11/2015

Voluntários recolhem donativos para vítimas em Mariana - 06/11/2015

[[##1027##]]

 

Histórico de tragédias ambientais com barragens em Minas Gerais 

1986 Barragem rompe-se na  Mina de Fernandinho / Itabirito

 

2001 Barragem rompe em Macacos, em Belo Horizonte 

 

2003 Barragem de resídios se rompe em Cataguases-MG

 

2007 - Barragem da Mineradora Rio Pomba, em Cataguases-MG

 

2014 Barragem da Herculano Mineração em Itabirito 

CURTA: DA no Facebook

SIGA: Twitter: @diarioaco



ADICIONE:  G+


WhatsApp Diário do Aço 31-8591 5916 (Envie fotos, vídeos, denúncias e sugestão de notícias)


 


 

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário