17 de agosto, de 2015 | 15:02

Morre o ex-vereador José Horta de Carvalho

Metalúrgico aposentado chegou a disputar o Sindipa na Chapa Ferramenta e foi ouvido pela Comissão Nacional da Verdade


O corpo de José Horta de Carvalho, 73 anos, foi sepultado em Coronel Fabriciano, na tarde de terça-feira 18/08. Metalúrgico aposentado, José Horta foi integrante da Chapa Ferramenta que disputou a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa) nos anos 1980.

O aposentado era um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Vale do Aço e morreu no fim da manhã de segunda feira, 17/08.

Morador do bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, José Horta estava internado no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, havia 53 dias, depois de sofrer uma parada cardíaca. A família informou que ele tinha complicações de saúde por causa do diabetes.

O velório começou às 7h e o sepultamento ocorreu às 16h de terça-feira, 18/08, no Cemitério Vale da Saudade.

História

José Horta foi vereador na 10ª Legislatura da Câmara de Coronel Fabriciano entre os anos de 1989 e 1992 pelo Partido dos Trabalhadores, eleito com 483 votos. Neste período, ele foi relator da Comissão de Educação e Ordem Social, presidida pelo vereador José Geraldo Braga Mercante, e que tinha como vice-presidente Maria Flor de Liz Messina.

Vítima
José Horta de Carvalho foi um dos cidadãos ouvidos pela Comissão Nacional da Verdade, que em parceria com o Fórum Memória e Verdade do Vale do Aço e Comissão Estadual da Verdade de Minas Gerais, realizou audiência pública sobre os 50 anos do Massacre de Ipatinga.

Ele estava lá no dia 7 de outubro de 1963. No depoimento à comissão, em outubro de 2013, no plenário da Câmara de Ipatinga, a testemunha afirmou: "acho que não morri aquele dia justamente para contar essa história diante de vocês". Confira o vídeo com o depoimento no link logo abaixo. (Com informações de Élcio Ferreira)
 

[[##891##]]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário