Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de outubro, de 2014 | 09:38

Caminhada Rosa

Dezenas de pessoas envolvidas na campanha contra o câncer de mama


IPATINGA – A cada ano, a campanha mundial Outubro Rosa ganha mais adesões e apoiadores. No Vale do Aço, o mês é marcado por diversas ações que conscientizam mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer da mama. Na reta final da campanha, dezenas de pessoas compareceram sábado (25), na Praça 1º de Maio, no Centro de Ipatinga.

Pela manhã foi realizada a Caminhada Rosa contra o Câncer, quando participantes percorreram as principais vias com a mensagem de alerta para a adoção de medidas preventivas e hábitos de vida saudáveis.

Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi e CDL de Ipatinga, Maria Zilda Machado Torres informa que, ao longo deste mês, a campanha local realizou abordagens sobre o tema principalmente nas comunidades mais carentes. Mais ações estão agendadas para os dias 27 e 31 de outubro.

Na noite de segunda-feira (27), uma palestra gratuita será ministrada pelo médico mastologista Fernando Ferrer no auditório da Aciapi (rua Uberlândia); na sexta-feira (31), ocorrerá a entrega de 50 sutiãs especiais a mulheres em tratamento e assistidas pelo Grupo de Apoio e Prevenção ao Câncer - Se Toque.

Maria Zilda salienta que a consolidação da campanha local, que chega ao seu terceiro ano, teve impactos diretos no número de mamografias solicitadas aos centros médicos. “Temos registros das campanhas de 2012 e 2013, mostrando que eram realizados em média 300 exames por mês. E, após o Outubro Rosa foram 780 por mês, em média. Ipatinga tem capacidade para realizar 2.000 exames gratuitos mensais nos centros conveniados com o SUS”, pontua.

Polo

O município é um polo de tratamento médico, principalmente do câncer de mama. Criada há 12 anos, a entidade filantrópica Se Toque reforça o apoio a pacientes oncológicos. Localizada no bairro Ferroviários, a casa oferece dormitórios para pessoas em tratamento no município, além de almoço e auxílio com profissionais especializados. Diariamente, uma média de 150 pessoas passa pela sede do grupo. “A experiência de viver um câncer é muito dolorosa. E é nessa parte onde atuamos, com todo o apoio necessário”, diz a presidente e fundadora da entidade, Gioconda Thomaz Pascoal.

Direito assegurado

Médicos alertam que a prevenção do câncer de mama vai além do autoexame da mama. Até porque na apalpação da mama, quando se percebe o nódulo, o tumor pode já estar em estágio avançado. Primeiro mastologista da região Leste do estado, o médico ipatinguense Fernando Ferrer recomenda que o exame de mamografia seja realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos. Por meio da Lei 11.664/2008, o SUS assegura a toda brasileira o acesso gratuito ao procedimento.

Em 2014, são esperados para o Brasil mais de 57 mil novos casos de câncer de mama. Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres. Não há uma única causa e diversos fatores podem estar relacionados, afirma o especialista. No país, as taxas de mortalidade continuam elevadas, porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. “O câncer não é sinônimo de morte. O câncer tem cura quando diagnosticado no início”, enfatiza Fernando Ferrer. 

[[##561##]]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIS:

Fabriciano inicia programação do “Outubro Rosa” - 10/10/2014

Municípios aderem ao “Outubro Rosa” - 07/10/2014

Outubro Rosa 2014 é tema do Cultura Entrevista - 23/09/2014

CURTA: DA no Facebook 




SIGA: Twitter: @diarioaco

ADICIONE:  G+




WhatsApp 31-8591 5916
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário