17 de agosto, de 2014 | 00:00

Reencontro de irmãos após 47 anos

Aposentado de São Sebastião do Maranhão busca a irmã que estava no asilo em Santana do Paraíso


PARAÍSO – O Cantinho dos Idosos foi palco de uma história de separação entre irmãos com um final feliz. Após ficar viúva e ir para o Cantinho dos Idosos, Maria Bernarda de Oliveira, de 84 anos, pensava que estava sozinha no mundo. Sem filhos, ela nem imaginava reencontrar seu irmão José Maria de Oliveira, 68 anos, na manhã dessa quinta-feira (14).

Após 47 anos sem ver a irmã, ele viajou 260 quilômetros de sua cidade, São Sebastião do Maranhão, até o asilo. Às 8h30, ele pode dar o tão esperado abraço em Maria Bernarda e recomeçar uma história. Depois de perderem os pais muito cedo, os doze irmãos se espalharam e José foi o único a permanecer na cidade natal, São Sebastião do Maranhão.

Dona Maria Bernarda morou em várias cidades e, depois de se casar, fixou residência em Santana do Paraíso. Em setembro de 2013, ela foi encaminhada ao asilo porque estava morando sozinha desde que ficou viúva. Agora, aos 84 anos, ela vai começar uma nova vida junto de seu irmão e oito sobrinhos.

Emocionada, dona Maria Bernarda manifestava a ansiedade pelo reencontro com toda a família. “Hoje realizei um sonho. Vou morar com ele, não quero largar meu irmão mais. É bom demais ficar com os parentes depois de tanto tempo separados. Peço a Deus que nos dê muita saúde para ficarmos juntos. Há muitos anos não sinto uma alegria como essa”, declarou Maria Bernarda.

Antes de viajarem, ainda no asilo, os irmãos já começaram a contar histórias que ficaram perdidas ao longo do tempo. José de Oliveira conta que, depois de procurar muito pela irmã, chegou a perder a esperança de reencontrá-la. “Quando soube que ela estava aqui, foi uma maravilha. Vou levá-la para ficar comigo o tempo que Deus permitir. Quando recebi a notícia fiquei até abalado. Com tantos anos nem esperava encontrá-la mais. Isso foi um presente de Deus”, ressaltou.

Dos doze irmãos, apenas três estão vivos. Outra irmã, Sebastiana de Oliveira, também perdeu o contato com José há 58 anos. “Vi quando tinha dez anos em Socorro, município de Itamarandiba. Quem sabe, também não a reencontro?”, disse.  

Mobilização
O reencontro foi proporcionado depois da mobilização feita pelo Cantinho dos Idosos, que buscou por meio da internet e telefones algum vínculo com dona Maria, em São Sebastião do Maranhão. A presidente do Cantinho dos Idosos, Maria Constança, relata que esse trabalho começou no início de agosto, com o apoio do presidente da Comissão Humanitária do Rotary Santana do Paraíso, Levindo das Dores Moura. “Dona Maria falava que não tinha família, mas me passou os nomes do irmão e dos pais e de sua cidade. Busquei telefones úteis, fiz ligações e consegui chegar até a sobrinha (Geralda Aparecida de Oliveira) e organizamos o reencontro”, informou a presidente.

Ao presenciar o retorno de dona Maria para sua família, Maria Constança se diz realizada. “O Estatuto do Idoso prevê que o idoso deve estar no seio da família. Ele só deve ficar em uma casa como esta se não tiver outro jeito”, comentou Maria Constança.

CURTA: DA no Facebook 




SIGA: Twitter: @diarioaco

ADICIONE:  G+




WhatsApp 31-8591 5916

[[##482##]] [[##481##]]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário