07 de outubro, de 2013 | 15:12

Verdade nunca revelada

Comissão Nacional da Verdade reúne-se em Ipatinga e artista plástico recria parte do cenário do fatídico 7 de outubro de 1963



IPATINGA – Quem passa pela avenida Pedro Linhares Gomes, trecho urbano da BR-381 em Ipatinga, pode conferir, no canteiro central da rodovia, em frente a estação ferroviária Intendente Câmara, recordes do cenário do episódio que ficou conhecido como o Massacre de Ipatinga, ocorrido em 7 de outubro de 1963.

As peças, que recriam os principais momentois do massacre, são de autoria do artista plástico Amauri Kru's. A instalação das peças não ficou livre de polêmicas. Para evitar danos o artista teve que contar com o trabalho de seguranças.  

Entenda

A ocorrência do fatítico 7 de outubro de 1963 é atribuído ao resultado de uma tensão crescente entre trabalhadores, vigilância da Usiminas, na época estadual e um erro estratégico de planejamento de segurança.

Naquela época era alta a insatisfação dos trabalhadores por causa da má qualidade na alimentação servida no restaurante da empresa, salários defasados, más condições de vida nos alojamentos e nos locais de trabalho, além do transporte precário.

“Arbitrariedades do Corpo de Vigilância, conjugadas com a repressão policial foram, sem dúvida, o pivô da revolta dos trabalhadores na noite do dia 6 de outubro, culminando com a chacina na manhã do dia 7”, relata o livro Ipatinga Cidade Jardim, de autoria de José Augusto de Moraes.

RESULTADO DE AUDIÊNCIA EM IPATINGA NO DIA 07/10/2013

Comissão pretende responsabilizar autores por “Massacre de Ipatinga” - 08/10/2013

Comissão Nacional da Verdade

Wôlmer Ezequiel


audiencia massacre2


Hoje, quando se lembrou o cinquentenário do massacre, Ipatinga sediou, também uma reunião da  Comissão Nacional da Verdade (CNV). O palco para a audiência foi a sala do Júri, do Fórum Valéria Vieira Alves, quando foram tomados depoimentos de parentes das vítimas e sobreviventes.

A intenção é recolher depoimentos de sobreviventes e familiares que tragam novas informações sobre o caso. A principal dúvida que recai sobre o caso é quanto ao número de vítimas, que pode ser bem maior que o oficial. Os trabalhadores foram alvejados a tiros disparados por homens da Polícia Militar.  

Estimativas do Fórum Memória e Verdade do Vale do Aço, organização da sociedade civil autora do pedido que levou à organização da audiência, apontam cerca de 30 mortos e não oito mortos, reconhecidos oficialmente. Leia a reportagem completa no DIÁRIO DO AÇO desta terça-feira.

MAIS:

Audiência debate hoje o Massacre de Ipatinga - 07/10/2013

Fórum organiza atividades para lembrar os 50 anos de massacre - 27/09/2013

O QUE O DIÁRIO DO AÇO PUBLICOU NOS ANOS ANTERIORES

Data para não esquecer - 07/10/2012

 

Lista oficial de mortos em 7/10/1963

Aídes Dias de Carvalho

Alvino Ferreira Felipe

Antônio José Reis

Geraldo da Rocha Gualberto

Gilson Miranda

José Isabel do Nascimento

Sebastião Tomé de Souza

Eliana Martins (criança de três meses atingida no colo da mãe, que passava pelo local do confronto para visitar o marido, internado em Coronel Fabriciano)

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário