11 de janeiro, de 2013 | 00:54

A vida perde o valor

Região Metropolitana teve 124 mortes violentas em 2012. Fabriciano tem índice quatro vezes acima do aceitável.

DA REDAÇÃO – Em uma onda de crimes contra a vida, registrada no ano passado e que se repete neste começo de 2013, os quatro municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço tiveram 124 pessoas mortas de forma violenta no período compreendido entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2012.
É o que mostra estatística extraoficial, elaborada com base na anotação das mortes violentas, caso a caso, feita pelo DIÁRIO DO AÇO. A relação inclui as execuções promovidas pelo tráfico de drogas, os crimes passionais e as mortes de assaltantes pela polícia (em 2012 um assaltante foi morto dentro de uma loja no bairro Cidade Nobre e outro foi morto ao dar cobertura para um assalto a uma padaria em Timóteo).
Além disso, estão relacionados alguns casos em que as vítimas foram alvejadas por disparos de arma de fogo e foram a óbito posteriormente, nos hospitais da região.
 
Com base no estudo, Ipatinga é a cidade que mais registrou mortes violentas. Foram 59 casos, até o dia 30 de dezembro. Os crimes foram registrados em vários bairros, mas as mortes predominam nos bairros Esperança (5 casos); Bethânia (6); Vila Celeste (8) e Veneza (10). Os outros, como os bairros Jardim Panorama, Canaã, Cidade Nobre e Centro registraram entre um e quatro casos.
 
Em Coronel Fabriciano o ano de 2012 fechou com 48 mortes violentas. Os bairros, Sílvio Pereira I e II, Morada do Vale, Mangueiras, Santa Inês, Santa Cruz, lideram os maiores números, todos com, no mínimo quatro registros.
 
Timóteo é a terceira cidade em número de casos de mortes violentas. Fechou 2012 com onze casos. E Santana do Paraíso contabilizou seis homicídios em 2012, a metade deles no bairro Industrial.
 
Não existe um estudo semelhante, relativo aos casos de 2011. Entretanto os números oficiais divulgados pelas polícias Civil e Militar apontavam que Ipatinga registrou até 15 de dezembro de 2011, 33 homicídios e Coronel Fabriciano, 38.
Perfil
Em Ipatinga, 16 jovens na faixa entre 14 e 19 anos estão entre as vítimas. Foram sete com 18 anos, quatro com 16 anos, duas com 19 e 14 anos e uma com 17 anos.
Já em Coronel Fabriciano doze dos crimes violentos vitimaram jovens. Foram assassinadas quatro pessoas com 19 anos, três com 18 anos, três com 17 anos, uma com 16 e outra com 15 anos. Há também o caso de uma criança de um ano, morta ao ser atingida no colo da mãe, em um duplo homicídio, registrado no bairro Morada do Vale, em outubro.
 
Timóteo teve dois jovens assassinados, ambos de 17 anos e Santana do Paraíso também dois jovens, um de 18 e outro de 19 anos.
Apuração
A Polícia Civil, responsável pela investigação e condução dos inquéritos, ainda não divulgou o balanço dos casos já apurados, o que deve ocorrer somente a partir da segunda quinzena de janeiro, quando retornaram aos cargos os titulares das delegacias de crimes contra a vida. Entretanto, o chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, delegado José Walter da Mota Matos, recém-chegado ao Vale do Aço, admite que o número de homicídios em Ipatinga e Coronel Fabriciano é extremamente alto.
“Acredito que poderia ser reduzido e, para isto, estamos buscando reforçar o quadro de recursos humanos da Polícia Civil. Esperamos a chegada de 14 novos delegados para a região. Faremos também um trabalho de aproximação com a sociedade para que continuem a colaborar com as investigações das Polícias Civil e Militar”, concluiu o chefe do 12º DPC.
 
Coronel Fabriciano tem índice quatro vezes acima do aceitável
 
Levando-se em conta a proporção dos homicídios de 2012 em Ipatinga, em relação à população de 240 mil habitantes, o índice alcança 24,6 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes. Já, Coronel Fabriciano, que tem 115 mil habitantes registra 41,7 mortes violentas por cada grupo de 100 mil residentes no município. O aceitável, pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de no máximo 10 homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas em uma mesma cidade.

 
Arquivo Pessoal


Hudson Miranda

Para educador, números assombrosos escondem grande complexidade social
 
 A solução para a onda de crimes contra a vida no Vale do Aço não tem uma fórmula nem poderia surgir de uma hora para outra. Aumentar o aparelhamento policial do Estado seria apenas uma das ações necessárias. O entendimento é de observadores dos índices de criminalidade. Para o educador e psicólogo Hudson Miranda, por exemplo, as estatísticas de mortes violentas são apenas um sintoma.
O que está por traz dos números assombrosos é algo muito mais complexo, interdisciplinar e transdisciplinar, interligado a vários contextos, familiar, escolar, trabalho e social. Na avaliação do educador, discutir o problema leva as pessoas a um fenômeno ainda maior: a crise de convivência. “Estamos em uma crise ética profunda e uma crise de convivência muito grande”, avalia.
 
O educador lista alguns fatores, ponderando que não são os únicos, mas que contribuem fortemente para o aumento dos índices de crimes em todo o País. Primeiro, cita, o mito segundo o qual “o meu direito começa quando termina o seu”. Para Miranda, isto é um mito porque na verdade o direito de todas as pessoas precisa conviver mutuamente. “Para que eu tenha direito não preciso extinguir o direito do outro”, explica.
 
Também não existem direitos sem deveres. “Não falo só de deveres institucionais, mas também os deveres em relação ao outro”, indica. Ele também classifica como um mito o entendimento segundo o qual, “o que não é proibido é permitido”. Será? Indaga o educador. “Será que somente pelo fato de não ser proibido é também ético?”.
Hudson Miranda afirma que a sociedade atual estimula as pessoas a viver intensamente, privilegia o individualismo, e se esquece de estimular para conviver intensamente. “E isso tem gerado resultados muito ruins. Também não há um debate para uma solução. Faltam mediadores de conflitos entre as pessoas, que começam pequenos e terminam em crimes contra a vida”, observa.
 
Somam-se às questões, acrescenta o educador, uma legislação complexa, cheia de recursos no âmbito do Judiciário. Mesmo respeitando-se a ampla defesa, o psicólogo defende mudanças na legislação para que seja mais objetiva e elimine lacunas que prejudicam penas que poderiam inibir a incidência da violência. “Isso é necessário porque a Justiça precisa ser mais eficaz e melhorar a sensação de punibilidade de quem comete crimes”, enfatiza.
Responsabilidade
Articulista do DIÁRIO DO AÇO, o Padre Francisco Guerra é também um observador do cenário de violência no Vale do Aço. Para Francisco Guerra é assustador abrir o jornal, acessar a internet, ou ligar o rádio e a televisão e receber notícias que tratam de tantos casos de violência, que parece ser a mesma notícia repetida, quando na verdade são casos semelhantes de todos os dias em lugares distintos.
“Ora, não é possível ficar quieto diante disso, porque a violência das grandes cidades se repete aqui também no Vale do Aço. São dados assustadores, que mostram um momento da cultura da morte com a consequente desvalorização da vida e pouco interesse pela cultura da paz. Todos somos responsáveis. Assustamos quando os fatos acontecem, mas muitas vezes negligenciamos quem está sob nossa tutela, na educação, na orientação”, concluiu.
 
Wellington Fred


nova apreensão crack

Enfrentar a violência no Vale do Aço requer um plano metropolitano
 
Sobre a necessidade da elaboração de políticas públicas conjuntas na região Metropolitana do Vale do Aço, o educador e psicólogo Hudson Miranda entende que o fato de as quatro cidades serem administradas, a partir de 2013, por pessoas de um mesmo partido, deverá facilitar um entendimento metropolitano para o enfrentamento da violência. “Nesta perspectiva, políticas de atendimento à juventude, esporte, cultura e educação, formas de segurança estão entre áreas que podem merecer maior atenção conjunta”, esclarece.
Hudson também lembra que, na medida em que o Estado se faz presente em um bairro, cidade ou região, em várias áreas, entre elas a educação, há uma redução drástica da ação criminosa. “Isto é amplamente sabido. Onde Estado se faz presente o crime organizado, o tráfico de drogas enfraquece. Claro que problemas desta ordem não se resolvem em quatro anos, mas os gestores da RMVA têm um desafio de implementar mudanças agora”, conclui.
Imprensa
Para o educador Hudson Miranda, a corrida ao furo jornalístico em tempo real, via internet, tem levado muitos profissionais da comunicação a afastarem-se da pesquisa, análise crítica e aprofundamento acerca das ocorrências do cotidiano, entre elas os crimes contra a vida. “Sempre existiu isso, mas o fato é que a chegada de novas mídias provocou transformações nos meios e no conteúdo levado ao público. Já a função do comunicador social permanece intacta, que é a de levar ao público uma informação segura, capaz de promover uma reflexão e uma transformação, de forma que a pessoa, depois do acesso à informação fornecida pelo comunicador, deve estar estimulada a mudar”, detalhou.
Questionado sobre o risco de as pessoas ficarem “anestesiadas” diante de tantas notícias sobre crimes violentos, a ponto de considerar normal, a ocorrência de “mais uma morte”, o educador disse não acreditar nesta possibilidade e explicou que as pessoas até se horrorizam, mas estão pouco habituadas a se posicionarem e agir politicamente no sentido de cobrar uma ação condizente com a realidade. “Estamos pouco preparados para esse diálogo”, enfatiza.
 
Cenário se repete em 2013
 
Enquanto as ações concretas, interdisciplinares e pensadas de forma metropolitana fica apenas no plano do pensamento, as mortes violentas mantêm o seu curso. Somente até quinta-feira, dia 8 de janeiro, os municípios do Vale do Aço e do Colar Metropolitano registraram onze mortes, entre elas a de uma mulher de 81 anos, encontrada morta em seu apartamento, no bairro Quitandinha, em Timóteo, com uma perfuração no pescoço, provocado por um golpe de tesoura. O número de mortes nos primeiros dez dias de 2013 supera o número do mesmo período do ano passado, quando foram registrados três casos.
 
 
DA NO TWITTER
 
DIARIO DO AÇO NO FACEBOOK
VIDEOS PRINCIPAIS EVENTOS REGIONAIS
HOMICÍDIOS DE 2012 EM IPATINGA
 
 



Vítima                                                                      Data                         Local
01 - Kleomarques Soares de Souza, Kito, 18anos      02/01       Rua Maitaca,232, Vila Celeste.
02 - Rafael Pereira Gomes Pires, 17 anos                  11/01       Av. Furquilha,479, Chácaras
03 - Leonardo Felipe – Vila Celeste, 18 anos              12/01       R Canindé, Vila Celeste (tiros)
04 - Geovane Pinto de Andrade, 28 anos                    20/01       Rua Santarém, 405, Veneza
05 - Karine Santos Alfa, 16 anos (M.Aranha)              22/01       Av. Guido Marlieri, 125, Iguaçu
06 - Fábio Junior Martins Pires, 28 anos                     20/01       Rua Tapicuru,75, Vila Celeste
07 - Não identificado                                                 26/01       Rua Serra do Mar, J. Panorama
08 - Kenede Silva Lacerda, 23 anos, Limoeiro             29/01       Rua Marmelos / Limoeiro
09 - Elias Pereira, Grilo, 45 anos / Canaã                  18/02       Estrada Cordeiros/Caratinga
10 - Beneir Inácio Pinto, 60 anos                               19/02       Rua Fortaleza, 552,Veneza II        
11 - Reinado Batista Bicalho, 22 anos                        25/02       Rua Pintassilgo,801,Vila Celeste
12 - Jamerson Andrade Santos Oliveira, 30anos         28/02       Rua Niterói, Veneza II
13 - Wagton Silva, 21 anos                                        01/03       Rua Seba, 23, Canaã
14 - Simone Alice de Souza Araújo, 39 anos               01/03       Rua BH / Rib. Ipanema
15 - Cleber José de Freitas, 34 anos                           07/03       Rua Maitaca, Vila Celeste
16 - Edmilson Nunes Andrade, 36 anos                      15/03       Baleado Esperança, morreu HMC 
17 - Bruno José Delgado Silva, 21 anos                      16/03       Av Roberto Burle Marx, 
18 - Davi Ramos Neres, 23 anos                                16/03       Rua Cairo, 316, Bethânia
19 - Miller Moreira de Souza, 25 anos                         20/03       Avenida D / Ayrton Senna
20 - José Laurindo de Barros Junior, 26 anos                31/03       Beco/Rua Belo Horizonte
21 - Tássia Tabajara Araújo Rodrigues, 25 anos            29/03       Canaã (Encontrada Ipabinha)
22 - Micaela Gonçalves Pereira, 16 anos                      17/04       Limoeiro / Tiros
23 - Felipe Oliveira Expedito, 16 anos                           22/04       Veneza / tiros
24 – Naim Lucas Lourdes de Assis, 18 anos                 27/04       Cidade Nobre/Av. Carlos Chagas (Legitima defesa PM)
25 - Rafaela Miranda de Jesus, 19 anos                         01/05       Av. Pedro Linhares / Iguaçu
26 - Sirlei Wagner Gomes, 26 anos                                04/05       Monróvia, bairro Bethânia
27 - Henrique Júnior de Souza, 16 anos                         12/05       Av. José Assis Vasconcelos, Bethânia
29 - Wemerson de Lima Silva, 34 anos                          16/05       Rua Sodoma, bairro Canaã
30 - Tiago Gomes Vieira, 30 anos                                  26/05       Av. Cláudio Moura, Novo Cruzeiro
31 - José Maria de Alvarenga, 54 anos                           27/05       Av. das Flores, BJ
32 – Leandro Alves Ferreira, 25 anos                             29/05       Rua Pouso Alegre, Centro (14 perfurações)
33– Gelson Junio de Souza, 21 anos                             02/06       Rua Vale Verde, Esperança (tiros)
34 - Marcos Antônio dos Reis, 26 anos                          03/06       Rua Santa Fé, Vila celeste (2 tiros)
35 - Robson Oliveira de Assis, 30 anos                          02/07       Rua Araribóia, Iguaçu (4 tiros)
36 - Samuel Alves da Silva, 27anos,                              05/07       Av. Esperança, 1587, Esperança, Ipatinga
37 – Anelito Jorge, 38 anos,                                         08/07       Rua Anapolis, 60, B.Veneza (facada)
38 – Alex Gomes da Costa, 27 anos                            13/08       Rua Gralha, Vila Celeste
39 – Welisson Lopes da Silva, 26 anos                         15/08       Av. Londrina, bairro Veneza  
40 – Almerindo de Lima Esequiel, 39 anos                    30/08       Parque Ipanema
41 – Aquiles Martins dos Santos, 18 anos                    30/08       Rua Tucumã, bairro Bethânia
42 – Valdecy Ferreira Carneiro, 45 anos                        09/09       Av José Anatólio Barbosa, Limoeiro
43 – Graziele Marçal Franco, 24 anos                           20/09       Rua Jordão, bairro Canaã (tiros)
44 - Joana Aparecida da Silva Santos, 49 anos               05/10       Rua Serra Azul, Jardim Panorama
45 – Maria de Fátima Valadares, 47 anos                       12/10       Rua Castanhas, bairro Limoeiro
46 – Warley Estargil Oliveira, 18 anos,                           16/10       Av. Londrina, bairro Veneza
47 – Bruno Rosa Teixeira,22 anos                                 24/10       Av. Zita de Oliveira, Novo Centro
48 - Edson Junio Caetano de Medeiro, 18 anos              24/10       Rua Marechal Candido Rondon/Veneza
49 - David Ferreira Silva, 15 anos                                   09/11       Rua Serra Roraima, 220, J. Panorama
50 - Hatus Henrique Silva Barbosa - 14 anos                  18/11       Rua Margarida Bom Jardim
51 - Vitor Henrique Silva Filho, 19anos                           30/11       Av. Londrina / Veneza
52 - José Geraldo Faustino, 47 anos                              30/11       Rua Salta / Jubac - Bethânia
53 - Edvandro Alves dos Santos, 35 anos                       03/12       Rua Simbídio / Esperança
54 - Nayara Alem da Silva Souza, 14 anos                     18/12       Rua Ponta Grossa, Caravelas
55 - Wallace Junio das Gracas, 34 anos                        18/12       Av. 26 Outubro / Bela Vista
56 - Liliane Aparecida de Souza Ribeiro, 18 anos            21/12       Rua Guará - Vila Celeste
57 - Syllas de Souza Oliveira, 21 anos (Latrocínio)           21/12       Rua Campinas – Veneza
58 - Júlio Cesar Souza Martins, 22 (internado 65 dias)     27/12                Rua Camomila, bairro Esperança
59 – José Geraldo Nepomuceno Brandão, 64 anos          30/12 Rua Estocolmo. Bairro Bethânia

 

 
 HOMICÍDIOS DE 2012 EM CORONEL FABRICIANO
 
 



Vítima                                                                        Data            Local
1 - Henrique José Martins, de 39 anos                        07/01/12  Bairro Sílvio Pereira I2 tiros            
2 - Eduardo Palmeira de Paula, de 17 anos                10/01/12  Bairro Morada do Vale4 tiros         
3 - Albertino Mendes Ferreira, de 48 anos                  16/01/12  Bairro Mangueiras tiros e facada   
4 - Felipe Teodoro de Jesus, de 21 anos                    16/01/12  Bairro Santa Rita1 tiro     

5 - Dino Pedro, 40 anos                                             22/01/12  Cocais dos Arruda  / facada no peito
6 - José Dias Alves, 54 anos                                      22/01/12  Bairro Nazaré facada no peito       
7 - Veridiano Júnior, 15 anos                                      25/01/12 Bairro Caladão 8 tiros                    
8 - Wesley Roberto Lima Silva, 24 anos                     19/02/12 Bairro Mangueiras 5 tiros                               
9 - João Luiz Gonçalves, 51 anos                               26/02/12 Bairro Judith Bering 4 tiros                             
10 - Sidney Procópio Jesuíno, 30 anos                       28/02/12 Bairro Santa Inês             5 tiros                     
11 - Luciano Teixeira Ribeiro, 33 anos                         07/03/12  Bairro Silviio P. II – cinco tiros         
12 - Guilherme Henrique Pereira Ramos, 19 anos       10/03/12 Bairro Santa Cruz            14 tiros                   
13 - Antônio Barbosa de Oliveira, 56 anos,                 14/03/12 Bairro Santa Cruz /facada no ombro             
14 - Sidney Caldas de Cássio, 21 anos                      16/03/12 Bairro Santa Cruz   5 tiros                             
15 - Wanderlei Vieira dos Santos, 48 anos,                21/03/12  Bairro Nazaré – degolado/ faca                     
16 - Jéferson Pereira Barbosa, 38 anos                      24/03/12  Centro - R. Albert Scharlet / tiro costas         
17 - Wanderson Marcos De Oliveira, 24 anos             27/03/12  Residencial Fazendinha / R. Pe. Américo
18 – Adão Ribeiro Gonçalves, 47 anos                      11/04/12  Bairro Caladão                                               
19 – José Maurílio Bonifácio, 47 anos                        16/04/12  Bairro Manoel Maia                                        
20 - Daniela Ferreira da Silva, 25 anos                       26/04/12 Bairro Nossa Senhora da Penha/ tiros
21 - José Pereira de Arruda Jr. 21 anos                      30/04/12  Bairro Geraldo Inácio – Melo Viana
22 – Thiago Soares Silva Alves 19 anos                     03/05/12  Bairro Nossa Sra. da Penha          
23 - Nelson dos Santos Gonçalves, 52 anos               13/05/12  bairro Amaro Lanari / 4 tiros                          
24 – Moisés Souza Lima, 33 anos                             18/05/12  Bairro Sílvio Pereira I,                            
25 - Kemps Nascimento da Silva, 28 anos                  20/05/12  Bairro Caladinho de Cima- 4 tiros
26 - João Batista Tereza, 35 anos                               26/05/12  Bairro Morada Vale / Beco 3 – 5 tiros            
27 – Sílvio Alves Xavier, 59 anos                                 19/07/12  Bairro Morada do Vale /Vale do Tefé
28 – Jaime Camilo da Silva, 51 anos                           24/07/12  Bairro Vila São Domingos / R. México, (3 tiros) 
29 – Deny Marlon Rodrigues, 23 anos                        12/08/12  Bairro Santa Rita/ Rua Geraldo Hubner,     
30 – Matheus Neves de Paula, 16 anos                      28/08/12  Bairro Mangueiras                                         
31 - Taynan Gomes dos Santos, 18 anos                   29/08/12 Bairro Mangueiras
32 – Angelino Pacheco da Silva, 61 anos                   16/09/12  Sítio Povoado dos Veados             
33 – Wanderson Generoso Silva Miranda, 18 anos    20/09/12  Bairro São Geraldo / Beco 2 (tiros)
34 - José Carlos Teodoro, 59 anos                             24/09/12  Bairro Morada do Vale / Tancredo Neves
35 – Almir Olmo dos Santos, 51 anos                         07/10/12  Bairro SantaRita Av. do Contorno
36 – Iago Enrique de Lima Ramos, 19 anos               11/10/12  Bairro Amaro Lanari / Av. Brasília  
37 – Rafael Henrique Paschoalato da Silva, 22 anos  16/10/12  Cachoeira Tambu / Pedra Linda    
38 – Marcos Vinicius Madrona, 31 anos                     25/10/12  Bairro Caladinho de Baixo / R. Paraopebas
39 – Ingrid Lorrayne dos Santos, 17 anos                  28/10/12  Bairro Morada do Vale / R. Vale do Tefé,
40 - Leandro Jr. Santos Teixeira (filho Ingrid) 1 ano      28/10/12  Bairro Morada do Vale / Rua Vale do Tefé
41 - Natanael Alves de Abreu, 25 anos                      28/10/12  Bairro Santa Cruz / Av. Brasil
42 – Guilherme Lincoln Anunciação Jr. 17anos           31/10/12  Bairro Nazaré / Rua Quintino Alves               
43 - Thiago Bitaraes Siqueira, 26 anos                       02/11/12  Bairro Caladinho / Tancredo Neves
44 – Guilherme Moura Rocha, 19 anos                       07/12/12 Bairro Amaro Lanari / Av. Brasília
45 - Marcos Pires Durães, 40 anos                            10/12/12  Bairro Potyra / Rua Angá               
46 - Edson da Silva Pereira, 34 anos                          22/12/12  Bairro Santa Inês / Rua Sete                         
47 - Ênio Ribeiro de Souza, de 29 anos                      23/12/12  Bairro Silvio Pereira II / Rua 16                      
48 – Juliano Cesar Lima, 18 anos                               28/12/12 Bairro Santa Inês / Rua Nove

 
 
 
 HOMICÍDIOS DE 2012 EM TIMÓTEO
 
 
 



Vítima                                                                    Data                    Local
1 – José Lúcio Alves, 43 anos                                   31/01       Rua Haiti, S/N, bairro Ana Rita
2 - Marco Aurélio Silva Luz - 17 anos                         05/03       Rua Juriti, bairro Macuco
3 - André Lúcio Soares – 37 anos                              22/03       Rua Via Láctea, bairro Bandeirantes
4- Gilmar da Costa Macedo, 25 anos                         18/04       Av. Belo Horizonte, Cachoeira do Vale,
5 -Luiz da Silva, 52 anos                                           24/04       Quadra 06, Ocupação do Limoeiro
6 – Moisés Vasconcelos Brasileiro – 27 anos             11/05       Rua Colômbia, bairro Ana Rita
7 - Silvério da Conceição, ‘Beibim’, 17 anos               22/05       Av. Otaviano Euzébio, bairro Bromélias
8 - Leonardo Vieira Faustino,26 anos                         29/05       Rua Haiti, Ana Rita/ tiros
9 - Osman da Cruz Alves, 23 anos                            10/07       Rua Honduras, bairro Ana Rita
10 – Filipe Cândido Silva, 31 anos                             10/08       Rua Cruzeiro do Sul, Novo Tempo
11 - Donisete Ladislau de Almeida, de 50 anos           23/12       Ana Moura, bairro Timotinho

 
 
HOMICÍDIOS DE 2012 EM SANTANA DO PARAÍSO
 
 
 



Vítima                                                                       Data                Local
1 - Carlos Alberto de Castro, 28 anos                         18/02       Av. José Catarina / Industrial
2 - Darlan Emerson Soares, 19 anos                          16/05       Rua Dona Canuta / Centro
3 - Rubeche Alves de Oliveira, 18 anos                       27/07       Rua Dr. Atherton / Industrial
4 - Wendel Gonçalves, 31 anos                                  09/09       Av. Getulio Vargas   / Centro
5 - Welinton do Ouro Araujo, 21anos                          19/09       Ana Campos / Industrial

 
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário