29 de outubro, de 2012 | 00:01

Golpistas sofisticam golpe com cartão de crédito

Mensagem enviada por email capta dados sigilosos de usuários

IPATINGA – Quem utiliza cartão de crédito deve ficar atento. Os estelionatários que, antes, ficavam com a ação restrita aos manjados “conto do vigário”, “golpe do achadinho”, e “telefone premiado”, entre tantos outros, também sofisticaram sua ação. Conforme relatos de um leito do DIÁRIO DO AÇO, que pede para não ser identificado, tem sido comum a insistência na região do golpe on-line, também conhecido como “phishing”.
Uma das ações mais frequentes usa o título "Programa Cielo Fidelidade", chega por e-mail e pega usuários desavisados, que são iludidos pela possibilidade de ganharem um prêmio, e são induzidos a informar dados pessoais, como nome completo, RG e CPF, além das informações completas do cartão de crédito, dentro de um site falso, mas com aparência muito bem elaborada.
 
A mensagem chega por e-mail, com o assunto "Programa Cielo Fidelidade" e o remetente geralmente é alguma pessoa que conhecemos e que possivelmente está com seu computador infectado pelo vírus que envia o Spam desse golpe.
 
Quando é clicado na imagem - que contém erros de português bem visíveis – o usuário é direcionado para o endereço eletrônico //www.cielopromoth.co.cc, ou http://cadastramento98765.hostei.com, quando são solicitados os dados do usuário para participar da promoção.
Perceba que o domínio utilizado não tem o final.com.br, e sim.co.cc, mas geralmente não prestamos atenção a este detalhe e sim somente ao que é apresentado no conteúdo do site. A página também não apresenta os ícones de navegação segura, geralmente caracterizados por um cadeado no alto ou no rodapé da página. Quem inserir os dados, certamente terá o cartão ou documentos clonados.
Reprodução


golpe cartão2

Sem respostas
A reportagem do DIÁRIO DO AÇO procurou a assessoria de Comunicação da Cielo Brasil e questionou sobre as providências que a operadora já adotou para coibir esse tipo de ação. A assessoria não respondeu a questões como:
”A Cielo já adotou alguma medida para coibir este tipo de golpe?”; “Já foi desenvolvida, ou pensada, uma campanha de ampla divulgação para alertar à população?”; “Nota-se que este modelo de golpe tem se multiplicado e a página acima postada no link é apenas mais um caso. Sobre quantas ações criminosas como esta, a Cielo já agiu?”. Até o fechamento desta notícia, às 10h de ontem, nenhuma resposta foi dada.
 
MAIS:

CIELO E REDECARD HACKEADAS - 04/02/2012
Venda de carro acaba em golpe - 17/10/2012
 
Diário do Aço nas redes sociais
SIGA O DIÁRIO DO AÇO NO TWITTER
CURTA O DIÁRIO DO AÇO NO FACEBOOK
VÍDEOS DOS PRINCIPAIS EVENTOS NO CANAL DA TV ONLINE
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário