Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de setembro, de 2012 | 00:05

Tempo quente, seco e desconfortável

Umidade do ar caiu em Ipatinga para 16,1%, nível considerado crítico

IPATINGA – A temperatura atingiu ontem o recorde de 35,2 graus às 14h35 no bairro Iguaçu, em Ipatinga. Até a terça-feira, os picos de calor não tinham passado de 29 graus e a média entre domingo e terça-feira tinha ficado em 26,1 graus, conforme dados coletados na Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar e Meteorologia de Ipatinga, sob gestão da Usiminas, formada por estações localizadas nos bairros Bom Retiro, Cariru, Cidade Nobre e Veneza.
Outro dado considerado preocupante é a umidade do ar. Embora a máxima captada nas quatro estações tenha ficado em 61,65% entre os dias 9 e 11, na segunda-feira às 14h30 a umidade do ar caiu para 16,1%, o que é considerado nível crítico. A estação que captou essa medida fica no pátio do prédio do Senai, no bairro Veneza.
Desde domingo, sempre a partir das 14h, a umidade do ar tem ficado na média de 19,67%. Os dados referem-se ao período de zero hora de domingo (9), e 15h de terça-feira (11), registrados na rede de monitoramento.
Segundo o 5º Distrito de Meteorologia, em Belo Horizonte, órgão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições são favoráveis ao tempo estável com baixos índices de umidade relativa do ar em grande parte do Estado de Minas Gerais nas próximas 24 horas. Este é o resultado do predomínio de uma extensa massa de ar seco e quente que cobre o Brasil central.
 
Wôlmer Ezequiel


arvore seca

 
 
Recomendações
Ainda segundo o Inmet, os baixos índices de umidade do ar favorecem a piora na qualidade do ar, intensificação de doenças respiratórias, maior ocorrência de incêndios em áreas secas, gerando fuligens que dificultam a visibilidade nas estradas.
“Para a faixa de umidade em torno de 20%, recomenda-se evitar exercícios físicos ao ar livre, umidificar o ambiente por meio de vaporizadores ou toalhas molhadas, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, e consumir muita água para manter o corpo hidratado”, destaca o Alerta Meteorológico emitido nessa quarta-feira.
 
Alex Ferreira


termometro

 
Estágios
Para cada estágio da umidade do ar baixa existem cuidados que a população deve tomar, para amenizar os efeitos do clima na saúde. Entre 20% e 30% (Estado de Atenção) as pessoas devem evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15 h.
Entre 12 e 20% (Estado de Alerta) as recomendações são acrescidas da orientação para se evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
 
 VITIMADOS POR UMA QUEIMADA:

Árvore na pista causa acidente fatal - 13/09/2012
Diário do Aço nas redes sociais
SIGA O DIÁRIO DO AÇO NO TWITTER
CURTA O DIÁRIO DO AÇO NO FACEBOOK
VÍDEOS DOS PRINCIPAIS EVENTOS NO CANAL DA TV ONLINE
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário