Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de maio, de 2012 | 11:54

Manhã com clima de montanha

Forte nevoeiro cobre começo da manhã em Ipatinga e cidades vizinhas

Alex Ferreira


nevoeiro

IPATINGA - Um forte nevoeiro cobriu Ipatinga no começo da manhã desta terça-feira. A situação já era prevista no boletim meteorológido do Instituto Nacional de Meteorologia, atualizado diariamente pelo DIÁRIO DO AÇO todo fim de tarde, de segunda a segunda-feira.
Ontem, o boletim já previa, para a região do Vale do Aço, parcialmente nublado com nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer. As temperaturas, confirmando a previsao, variaram entre 17 graus centígrados na madruga e 24 graus até as 10h30 de hoje.
Por causa do forte nevoeio, o aeroporto da Usiminas, em Santana do Paraiso ficou fechado para pousos e decolagens no começo da manhã, mas às 9h30 o terminal já operava normalmente.
DIÁRIO DO AÇO NAS REDES SOCIAIS:
Curta o Diário do Aço no Facebook
ACOMPANHE O TWITTER
Por que se formam os nevoeiros?
A resposta é do Institto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférias da da Universidade de São Paulo (USP). "Quando uma massa de ar experimenta resfriamento à superfície, nevoeiros podem ser formados. Nevoeiro é um tipo de nuvem estratiforme que se forma na superfície ou muito próximo a ela, e que atinge seriamente a visibilidade. É como se a base de uma nuvem estratiforme estivesse muito baixa e em algumas situações é possível identificar gotinhas d’água boiando na atmosfera. Por isso, existe muita preocupação por parte dos órgãos gerenciadores dos meios de transportes aéreos, marítimos e rodoviários, pois muitas vezes, o nevoeiro é situação precursora de acidentes graves e até mesmo fatais".
Em países com grande ocorrência de nevoeiros, o homem tratou de aproveitar o potencial da umidade. No Chile, por exemplo, a instalação de corretores, permite que se recolha 7.000 litros de água/dia por meio de um conjunto de equipamentos espalhados por uma base de apenas 48 metros quadrados.
 
[[##199##]]
 
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário