Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de novembro, de 2011 | 00:00

Rotas Verdes Brasil

Documentarista ipatinguense completa 200 dias na estrada

Fernando Lara


Martin-pescador

DA REDAÇÃO - Parece que foi ontem que o documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, saiu do Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria, para cumprir uma jornada de 18.000 quilômetros na documentação da vida selvagem de todos os biomas brasileiros. Nesta quarta-feira (16), ele completou 200 dias na estrada da expedição Rotas Verdes Brasil. O projeto visa registrar imagens e dados em 30 unidades e conservação de 20 estados brasileiros.
O retorno para o Vale do Aço está programado para a manhã do dia 17 de dezembro. A equipe de produção do projeto planeja uma escolta de Fernando Lara na entrada de Ipatinga pela BR-458 com integrantes do Jipe Clube Vale do Aço, motociclistas, patrocinadores e apoiadores da expedição, que seguirão com o documentarista até as dependências do Kart Clube (Pit Stop) onde a equipe do projeto fará uma recepção.
 
Fernando Lara


Graxaim
“É um momento muito esperado. Depois de 18.000km percorrendo o país, finalmente retornarei ao Vale do Aço com muitas histórias para contar desse grande desafio vencido. Mas isso não é o fim. O país inteiro irá conhecer nossas belezas naturais por meio do nosso livro digital gratuito que será lançado no primeiro trimestre de 2012, com imagens e informações de todas as unidades de conservação por onde passei, em quatro línguas: português, inglês, espanhol e japonês”, declara Fernando Lara.
 
Fernando Lara


capa rotas verdes
Desde que saiu do Parque Estadual do Rio Doce, Fernando Lara já passou por 19 estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, e se encontra, nesta quinta-feira (17) no estado da Bahia, para documentar duas unidades de conservação.
 
A primeira é o Parque Nacional do Pau Brasil, em Porto Seguro, e a segunda é uma das áreas de preservação mais importantes do mundo: o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, muito famoso entre mergulhadores brasileiros e estrangeiros. A rota inclui, ainda, unidades de conservação no Espírito Santo antes de seguir para o projeto Preserve Muriqui em Caratinga e finalmente retornar ao Vale do Aço (MG).
Fernando Lara


Carcará
Registros
Entre os momentos importantes nestes 200 dias de expedição, Fernando Lara destaca o encontro, a menos de quatro metros, com uma onça-pintada no meio da Floresta Amazônica. “Foi um momento de grande adrenalina, estar tão próximo deste animal que pode pesar até 150 quilos e é considerado o maior felino das Américas”, destaca. As imagens desse encontro fizeram tanto sucesso que chegaram a ser veiculadas em uma matéria especial produzida pela equipe da Rede Globo, no Jornal Hoje, e liderou a lista de notícias mais lidas nos portais G1 e Globo.com.
 
O documentarista ainda destaca o encontro com os muriquis do norte no Parque Estadual do Rio Doce; os quatro graus negativos pelas estradas do sul do Brasil durante o inverno; o trajeto pela intransitável BR-319, uma rodovia fantasma onde não existe nem mesmo posto de combustíveis; além da travessia de cinco dias de barco pelo Rio Amazonas entre Manaus e Belém. “São momentos inesquecíveis que estão reproduzidos em nosso site e estarão em breve em nossa obra digital”, afirma Fernando Lara.
 
Fernando Lara


Jacaré
Fernando Lara revela que a Fauna e Flora Documentários ainda programa, para o ano que vem, além do lançamento do livro, exposições de fotografias pelo Brasil, um documentário e palestras sobre os 11 anos de experiência em documentação de vida selvagem em expedições já realizadas no Brasil e outros países. “Também estamos preparando a expedição Rotas Verdes Brasil 2, aguardem!”, antecipa.
 
A expedição Rotas Verdes Brasil é uma realização da Fauna e Flora Documentários em parceria com a Mavimoto Honda e diversos patrocinadores, entre eles a gráfica Art Publish e apoio do Diário do Aço. Para saber mais, acesse: www.rotasverdesbrasil.com.br

 
Fernando Lara


APA Costa dos Corais
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário