30 de outubro, de 2011 | 00:00

Seis meses de expedição

Rotas Verdes Brasil avança no Nordeste brasileiro com imagens impressionantes

Fernando Lara


Animais


DA REDAÇÃO - O documentarista de natureza da ipatinguense Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, completou na quinta-feira (27) seis meses de trabalho pelas áreas brasileiras de preservação. Nessa reportagem especial estão outras mostras das imagens captadas pela expedição.
Até o dia 17 de dezembro, o profissional estará em campo para completar os 18.000 quilômetros de percurso no registro de 30 unidades de conservação.
Nesta semana, Fernando Lara realiza uma parte especial da expedição: o Nordeste brasileiro. “Procuramos neste projeto fazer a documentação de áreas com formações geológicas peculiares, únicas, com belezas inexistentes em qualquer lugar do mundo. Esta região tem muitas áreas de grande interesse ambiental”, justifica.
Fernando Lara


Pescadores APA Delta do Parnaíba

Entre elas está a Área de Preservação Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba nos litorais do Maranhão, Piauí e Ceará. O Delta do Parnaíba é na verdade a foz do Rio Parnaíba que se ramifica de uma maneira diferente das que encontramos em outros cursos d'água. A desembocadura ocorre em cinco braços que se subdividem em outras ramificações formando 70 ilhas separadas por diversos canais fluviais.
Fernando Lara


roedor - Parna das sete cidades

O delta do rio Parnaíba é o único das Américas em mar aberto. Formações semelhantes somente nos rios Nilo (Ásia) e Mekong (África). O nome delta é uma analogia à letra grega ?.
Do litoral para o interior, Fernando Lara já passou também pelo Parque Nacional das Sete Cidades (PI) onde encontrou estruturas de pedra esculpidas pelo tempo que lembram animais e seres humanos. “É curioso observar estas ‘esculturas’ e lembrar que todas estas formações, que aguçam nosso imaginário, foram formadas pela força da água e do vento durante milhares de anos”, afirma.
Fernando Lara


Parna das Sete cidades

De Sete Cidades, Fernando Lara seguiu para o Parque Nacional de Ubajara (CE) na Serra do Ibiapaba que apesar de estar em uma região de caatinga possui um clima ameno devido a sua altitude de 847 metros em relação ao nível do mar.
Fernando Lara


pedra Parna das Sete cidades

Seridó
Os trabalhos continuam esta semana pela Estação Ecológica do Seridó (RN). Em seguida retornam ao litoral para os registros da APA Costa dos Corais (AL/PE), seguindo até a foz do Rio São Francisco na APA do Piaçabuçu e depois para o sul da Bahia no Parque Nacional do Pau Brasil antes de chegar ao Espírito Santo. Esta semana, a Fauna e Flora Documentários fechou uma parceria com o Projeto Muriqui em Caratinga onde Fernando Lara irá finalizar os trabalhos de campo antes de retornar ao Vale do Aço.

Especial
A Rotas Verdes Brasil também divulgou no site oficial uma matéria especial sobre os impactos da caça de animais silvestres no país. São imagens chocantes e um relato impressionante do documentarista de natureza Fernando Lara que conversou com caçadores e proprietários de terra em diversas partes do país.
 
Fernando Lara


Guará-vermelho


Sobre
A Rotas Verdes Brasil é uma expedição realizada pela Fauna e Flora Documentários em parceria com a concessionária Honda Mavimoto. Fernando Lara percorrerá 18.000 quilômetros pelo país documentando 30 unidades de conservação de 20 estados em um trajeto previsto para ser concluído em oito meses. O objetivo é a produção de um livro digital que será disponibilizado gratuitamente pela internet em quatro idiomas: inglês, português, espanhol e japonês.
A expedição possui diversos patrocinadores e parceiros, entre eles o DIÁRIO DO AÇO e a gráfica Art Publish. Acesse: www.rotasverdesbrasil.com.br


 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário