31 de julho, de 2011 | 00:01

Rotas Verdes Brasil chama atenção do mundo

Internautas de mais de 30 países já visitaram o site oficial da expedição

Fernando Lara


Rotas verdes5

IPATINGA - A Fauna e Flora Documentários tem conquistado um público que vai além dos brasileiros, empolgados com a empreitada de 18.000km do documentarista de natureza, Fernando Lara, em desbravar o País a bordo de uma Honda Bros bicombustível. O projeto Rotas Verdes Brasil, realizado em parceria com a concessionária Honda Mavimoto, já registra visitas de internautas de 33 países em seu site oficial. Todos eles interessados na ideia do profissional em desbravar unidades de conservação, em uma viagem solitária de 8 meses, pelos limites do Brasil.
“O fluxo de interesse internacional no nosso site tem sido registrado desde janeiro, quando ainda estávamos na etapa preparatória da expedição. Com a saída de Fernando Lara a campo, as visitas aumentaram ainda mais. Às vésperas de eventos importantes como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, acreditamos que esses números ainda irão aumentar ainda mais”, destaca a jornalista e coordenadora do projeto na base da FF Documentários no Vale do Aço, Edlayne de Paula.
 
Fernando Lara


Rotas verdes1

O interesse internacional pelo trajeto de 18.000km pelo Brasil ainda deve aumentar. Todas as imagens produzidas pelo documentarista e as informações referentes às unidades de preservação serão documentadas em um livro digital (e-book) para livre download na internet. A obra sairá em quatro línguas: português, espanhol, inglês e japonês.
“Serão informações didáticas e de pesquisa, com fotos, vídeos e informações como estrutura para visitação, devastação, história de criação da unidade, curiosidades, principais exemplares da fauna e da flora brasileira. Uma verdadeira enciclopédia ecológica ao alcance de todos”, declara Fernando Lara que tem previsão de retornar em dezembro para Ipatinga. O projeto também segue a mesma linha de divulgação do Ministério do Meio Ambiente que prevê investimentos de R$ 543 bilhões em 31 unidades de conservação no intuito melhorar as estruturas para eventos internacionais.
Fernando Lara


Rotas verdes6

90 dias
Fernando Lara completou na última sexta-feira (29) três meses de expedição. Nesta etapa da expedição, o documentarista realiza uma das fases mais difíceis do projeto: as passagens pelo Pantanal e o caminho pela Floresta Amazônia. “Daqui pra frente serão estradas ruins, inóspitas, territórios indígenas e trechos longos sem postos de gasolina ou qualquer tipo de socorro. Mas a recompensa é a riqueza da biodiversidade e a possibilidade de produção das mais belas imagens na expedição”, declara o documentarista.
Depois de passar por temperaturas abaixo de zero na região sul, Fernando Lara finalmente encontrou o calor no Parque Nacional da Serra da Bodoquena no Mato Grosso do Sul. A unidade de conservação tem sede em Bonito (MS), um lugar conhecido pelas belezas geográficas e águas cristalinas. No município de Bodoquena, o documentarista percorre locais que ainda não estão abertos para visitação com o apóio da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Prefeitura de Bodoquena.
Durante esta semana, Fernando Lara irá registrar as belezas da maior unidade de conservação em área privada do Brasil: o Sesc Pantanal com mais de 107 mil hectares. A área fica entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, entre os rios Cuiabá e São Lourenço. O Sesc Pantanal também é a primeira Reserva Particular do Brasil a ser denominada como Sítio Ramsar, da Convenção Ramsar de Proteção das Zonas Úmidas de Importância Mundial. Para saber mais acesse: www.rotasverdesbrasil.com.br
Fernando Lara


Rotas verdes5

Fernando Lara


Rotas verdes1

 

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário