03 de julho, de 2011 | 00:00

Baixas temperaturas na Serra Gaúcha

Documentarista do Rotas Verdes pega estrada rumo às Cataratas do Iguaçu

Edlayne de Paula


Fernando Lara


Fernando Lara está numa fria. Literalmente. Há mais de dois meses em expedição, o documentarista de natureza parte hoje para a última unidade de preservação na região sul do Brasil: o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR) na divisa com a Argentina. Há mais de 40 dias o profissional suportou as mais baixas temperaturas, chegando a enfrentar dois graus negativos nos cânions da Serra Gaúcha.
Fernando Lara


trilha do boi
   Fernando Lara é o protagonista de uma expedição que irá registrar, em um livro digital, parte dos biomas brasileiros. Para isso, o documentarista de natureza ficará 8 meses em campo, a bordo de uma Honda Bros bicombustível, registrando imagens de belezas naturais de 30 unidades de conservação, em 20 Estados. Fernando Lara só voltará em dezembro para o Vale do Aço, onde mora. O projeto Rotas Verdes Brasil é realizado pela Fauna e Flora Documentários, em parceria com a concessionária Honda Mavimoto.
Na bagagem, Fernando Lara possui, além de agasalhos especiais, um saco de dormir que protege contra temperaturas de até sete graus negativos. Luvas, um cachecol, toucas e meias grossas também são usados para proteção contra o famoso vento sul que torna a sensibilidade ainda maior às baixas temperaturas.
“Acho interessante este trabalho que retrata as dificuldades de campo e os diversos interesses em torno de uma unidade de preservação. O brasileiro está muito urbano e se esqueceu do patrimônio natural que existe em nosso país”, elogia o chefe da Estação Ecológica do Taim, Henrique Ilha, durante uma entrevista para uma afiliada Globo na cidade de Rio Grande, próxima à Lagoa dos Patos.
Fernando Lara


Cânion

Fernando Lara tem feito muitas amizades neste caminho. Com as brigadas militares de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o documentarista fez incursões pela mata, o que facilitou o registro de animais e paisagens. Na APA do Ibirapuitã, em Santana do Livramento (RS), divisa com o Uruguai, o documentarista recebeu o apoio do estancieiro Luis Carlos Santana, da Estância da Glória, uma espécie de hotel-fazenda que trabalha com turismo rural.
O proprietário convidou o documentarista de natureza para ficar mais dias, além do previsto na região, em troca de uma receita de pão de queijo. “Em algumas noites quando descanso, acho interessante fazer essa troca de experiências. Os gaúchos são muito hospitaleiros”, descreve o documentarista. A APA do Ibirapuitã representa o pampa gaúcho dentro do projeto Rotas Verdes Brasil. Está sob a gestão do ICMBio e tem mais de 315.000 hectares, possuindo mais de 5.000 propriedades rurais.
 
Desafio
Fernando Lara e a Honda Bros enfrentam a partir deste domingo (3) mais um desafio, percorrer cerca de 1.000 km de Santana do Livramento até Foz do Iguaçu. A previsão é de tempo aberto, mas o frio e o vento devem aumentar a sensação térmica. O trajeto será realizado em duas partes, seguindo a rota pré-determinada pela equipe de apoio, que permanece no Vale do Aço para dar suporte ao documentarista. “Fazer um percurso de 1.000km em uma motocicleta, em dois dias e com temperaturas baixas, é um desafio. O ritmo em campo é muito acelerado e não podemos perder tempo”, explica Fernando.
 
Foz do Iguaçu
No Parque Nacional do Iguaçu, Fernando Lara irá registrar as famosas cataratas. O local, um dos destinos mais procurados no país por brasileiros e estrangeiros, chega a receber 1,5 milhão de turistas por ano. As cataratas, na verdade, representam a pujança do caudaloso curso do Rio Iguaçu pertencente à Bacia do Prata, com quedas que chegam a 2.700m. A unidade de preservação também tem o título de Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, concedida pela Unesco.
 
Pantanal e Bonito
Depois da região sul, o caminho da Rotas Verdes Brasil segue para o Pantanal e a Amazônia. O próximo destino é o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, mais conhecido pelas belezas da cidade de Bonito (MS). Logo em seguida, será a vez do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e as comunidades indígenas da Chapada dos Parecis.
Para saber mais sobre a expedição documental Rotas Verdes Brasil acesse: www.rotasverdesbrasil.com.br
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário