12 de junho, de 2011 | 00:00

Pelas rotas do Sul

Parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral são alvo do projeto Rotas Verdes Brasil

Fernando Lara


rotas verdes

CAMBARÁ DO SUL (RS) - Geada na parte da manhã e temperaturas abaixo de 0ºC. Esta é a realidade que o documentarista de natureza, Fernando Lara, viveu na semana que passou. O profissional chegou no sábado (4) à Serra Gaúcha, para percorrer parte dos 18.000km de trajeto do projeto Rotas Verdes Brasil realizado pela Fauna e Flora Documentários em parceria com a concessionária Honda Mavimoto.
Fernando Lara está em Cambará do Sul (RS), na sede dos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral. O local possui mais de 28 mil hectares que são embelezados com cânions que chegam a ter sete quilômetros de extensão. As temperaturas mais baixas do Brasil, durante o inverno, também costumam ser registradas nessa região.
Aparados da Serra e Serra Geral são apenas duas das sete unidades de preservação que Fernando Lara irá registrar durante a passagem da Rotas Verdes Brasil pela região sul. O documentarista de natureza já passou pelo Parque Nacional de Saint Hilaire/Lange, em Matinhos, no litoral
Fernando Lara


rotas verdes 3
sul do Paraná, além de ter registrado as belezas do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça (PR), a 40 km de Florianópolis.
No total, são previstos 50 dias nos três estados do Sul. Depois de passar pela Serra Gaúcha, Fernando Lara fará registros a Estação Ecológica do Taim, a última unidade de preservação do País, próximo ao Chuí e a Lagoa dos Patos; e também na fronteira com o Uruguai na APA Ibirapuitã também no Rio Grande do Sul. Serão registradas as maravilhas das cataratas no Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira com a Argentina. O destino seguinte é o Pantanal.
Impressões
“Cada parque tem a sua peculiaridade e as suas particularidades”, afirma Fernando Lara. Em mais de 30 dias de expedição, o documentarista afirma que presenciou diversas realidades. “Posso citar como exemplo o Parque de Saint Hilaire/Lange. Eu cheguei exatamente no dia de aniversário da unidade. No entanto, apesar do motivo ser de comemoração todas as discussões do Conselho local giraram em torno de uma comunidade que estava sem luz e algumas famílias desalojadas por conta de desmoronamentos de terra que ocorreram em regiões do entorno da unidade”, destaca.
Fernando Lara


rotas verdes 4
Fernando Lara documentou em vídeo (em breve no site), depoimentos de pessoas que perderam tudo com um temporal ocorrido em março. Apesar da área preservada, a vegetação não suportou a quantidade de chuva e deslizou prejudicando dezenas de famílias. A área relatada por Fernando Lara não se trata de área invadida e nem de ocupação irregular.
Já em Santa Catarina, Fernando Lara, produziu imagens aéreas da Serra do Tabuleiro por meio de um helicóptero cedido gentilmente pelo Batalhão Aéreo da Polícia Ambiental. Durante os registros, algo inusitado aconteceu. Uma criança é atropelada em uma das estradas que cortam a unidade de preservação e os trabalhos são interrompidos para o resgate da vítima que sofreu ferimentos leves. Todo o trabalho de resgate realizado pela PM também estará no site da Rotas Verdes Brasil em breve.
Antes de chegar a região sul, a Rotas Verdes Brasil também passou pelo litoral sul paulista, mais precisamente na APA Cananéia-Iguape-Peruíbe. A unidade possui 200 mil hectares e é uma das maiores reservas de Mata Atlântica do País.
 
Fernando Lara


rotas verdes

Sobre o documentarista
Fernando Lara é ipatinguense e percorre 18.000km pelo Brasil a bordo de uma Honda Bros bicombustível para registrar as belezas de 30 unidades de conservação de 20 estados. O objetivo é produzir um livro digital que será disponibilizado para livre download pela internet. Acompanhe: www.rotasverdesbrasil.com.br.
MAIS:

Mono-carvoeiro no caminho da Rotas Verdes Brasil - 05/04/2011
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário