22 de maio, de 2011 | 00:00

Descobrindo o Brasil

Documentarista ipatinguense registra imagens de unidades de preservação de Minas, Rio e São Paulo

Fernando Lara


ROTAS VERDES 1

DA REDAÇÃO – Mil e oitocentos quilômetros de percurso e Fernando Lara não para de acelerar. O projeto Rotas Verdes Brasil, realizado pela Fauna e Flora Documentários, em parceria com a Mavimoto, já percorreu três Estados em apenas 21 dias de expedição. Depois de passar pelos Parques Estaduais do Rio Doce e Ibitipoca (MG), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) e Paraty (RJ), o documentarista de natureza registra, até o final desta semana, as belezas do litoral paulista que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Cananéia-Iguape-Peruíbe, ao sul do Estado.
Fernando Lara


ROTAS VERDES 4
As lentes de Fernando Lara registram e revelam as peculiaridades de cada unidade de preservação. Os mono-carvoeiros na maior área de Mata Atlântica de Minas, no Parque Estadual do Rio Doce; a riqueza de cachoeiras, grutas e flores delicadas numa porção do cerrado no Parque Estadual do Ibitipoca; o monumento geográfico que forma o Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos; e os mais de 200.000 hectares da maior faixa litorânea de Mata Atlântica preservada no País, na APA Cananéia-Iguape-Peruíbe.
Mas nem tudo são cores nas lentes de Fernando Lara. Durante o trajeto algumas surpresas inesperadas. Entre elas, a picada de uma abelha africana que entrou no capacete e ferroou a pálpebra, no caminho até Ibitipoca. Na Serra dos Órgãos, o bote de uma cobra que, por sorte, acertou o cano da bota, além da tempestade na viagem de Paraty até Iguape. Um percurso de 490 km realizado em 12 horas de estrada, por causa do frio e da pouca visibilidade.
“São imprevistos que acontecem em uma expedição. Mas o risco é calculado. Tenho mais de dez anos de experiência na documentação de vida selvagem e faço meu trabalho quase sempre em condições extremas de temperatura, dificuldades e estresse psicológico. Isso já faz parte da rotina de campo”, explica o documentarista.
Fernando Lara


ROTAS VERDES 2

Paraty
Entre a Serra dos Órgãos (RJ) e a APA Cananéia-Iguape-Peruíbe, Fernando Lara resolver dar uma parada em Paraty, no litoral fluminense, e registrou não só as belezas das ruas de pedra e as casas de fachada colorida, mas também o fundo do mar. “É impressionante mergulhar em Paraty. O mar é abrigado, muito calmo e não há muitas intervenções de corrente o que permite uma operação mais tranquila”, destacou o documentarista.
Projeto
Fernando Lara, fundador e documentarista da FF Documentários, é o expedicionário da Rotas Verdes Brasil. Até dezembro, o profissional irá percorrer 18.000km em uma Honda Bros bicombustível registrando imagens de 30 unidades de conservação de 20 Estados brasileiros em 8 meses de andanças. Ao final do projeto, será lançado um livro digital, com imagens das unidades de preservação, que será disponibilizado para livre download pela internet nas versões em português, inglês, espanhol e japonês.
Para saber mais acesse: www.rotasverdesbrasil.com.br
 
Fernando Lara


ROTAS VERDES 3
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário