Expo Usipa 2024 02 - 728x90

03 de maio, de 2011 | 00:21

Documentarista inicia rota que irá percorrer 20 estados brasileiros em 8 meses

Ruisley Chaves


ROTAS VERDES2

MARLIÉRIA - O documentarista da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, já está na estrada. Depois de seis meses de preparação, ele deu início, na manhã de sábado (30), à Expedição Documental Rotas Verdes Brasil. Durante 8 meses, o profissional irá percorrer mais de 18.000 km pelo Brasil registrando imagens de 30 unidades de conservação espalhados por 20 estados brasileiros. O projeto é realizado em parceria com a concessionária Honda Mavimoto e tem como objetivo produzir um livro digital que será disponibilizado gratuitamente pela internet.
A cerimônia de start da Rotas Verdes Brasil aconteceu no auditório do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), Marliéria, que ficou lotado com a presença dos patrocinadores, apoiadores, autoridades políticas e representantes da sociedade civil organizada. Fernando Lara falou sobre a importância da documentação das unidades de preservação para ações de sustentabilidade e para o futuro das próximas gerações. O documentarista também justificou a escolha do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) como a primeira unidade a receber os trabalhos da Rotas Verdes Brasil.
“Estamos na maior unidade de preservação de Mata Atlântica de Minas Gerais que tem grande importância para a conservação da biodiversidade da nossa região. Entretanto, ouvimos por muitas vezes que este projeto seria para grandes centros como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas o grupo Fauna e Flora Documentários almeja um objetivo maior, que é trazer os grandes centros para o Leste de Minas e Vale do Aço, por meio da Rotas Verdes Brasil” destacou.
Na cerimônia também estava presente o prefeito de Marliéria, Waldemar Nunes, que elogiou a iniciativa de Fernando Lara. “A abertura deste projeto já é uma demonstração de como este trabalho é fascinante. Faço questão de convidar o grupo para mostrar todo este trabalho para a comunidade do nosso município”, destacou.
Fernando Lara faz o percurso a bordo de uma Honda NXR Bros 150. A motocicleta foi escolhida pela concessionária Mavimoto por ser a primeira bicombustível do mundo na categoria ON/OFF road. “O projeto coincide com o conceito Honda de preservação ambiental e, para a Mavimoto, a Rotas Verdes Brasil é mais que uma parceria, é uma honra”, frisou o diretor de Marketing da concessionária, Éder Costa. 
O representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e gerente da unidade de conservação, Marcus Vinícius de Freitas, sugeriu que a Fauna e Flora Documentários fizesse, em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, um balanço de como andam as unidades de conservação por onde a Rotas Verdes Brasil irá passar. “Hoje não fazemos nada sem parceria e vemos neste projeto, além de patrocinadores e apoiadores, a união do poder público e da sociedade civil organizada”, resumiu.
No próximo especial da Rotas Verdes Brasil no DIÁRIO DO AÇO, será possível conhecer os aspectos turísticos e imagens da fauna e da flora do Perd e do Parque Estadual do Ibitipoca - a segunda unidade de conservação no caminho da Rotas Verdes Brasil - além de detalhes da bagagem e da motocicleta de Fernando Lara.
Ruisley Chaves


ROTAS VERDES3

Presenças
Também registraram presença o vice prefeito de Marliéria, Adalberto José dos Santos; o secretário de Esportes do Município, Emírcio Torres Quintão; o secretário de agricultura, José Maria Rosa; o comandante do 3º Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar, José Maria; Mauro Felipe, chefe de gabinete do deputado estadual Luiz Carlos de Miranda; Frederico Souza do Santuário Arapaima; Luis Costa, da Busscar; a secretária de Turismo de Marliéria e representante do Circuito Mata Atlântica de Minas Gerais, Lívia Araújo; Gleiser Pontes da Infrater Engenharia; Cleber de Pinho da Solprint; Ruisley Chaves, da Revista Vitrine; Rafael e Dênis Martucelli da Agência Invista; Ana Rita de Faria, analista de Marketing da Barro Minas; Maurício Gonçalves Araújo, vice-presidente do Jipe Clube Vale do Aço; Waldecy Castro (Art Publish; Marciano Ceolin (VideoPlus); Jairo Atanasio (Valecor); Antônio José Moreira (Faceme Industrial); Alexandro Sá (Instituto Interagir); servidores do departamento de Meio Ambiente e seção de Parques e Jardins da Prefeitura de Ipatinga; além de alunos do curso Jovem Jardineiro da Eptom.
Também patrocina a Rotas Verdes Brasil a Sucateira Vale do Aço.
O projeto tem apoio do governo federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); governo de Santa Catarina, por meio da Fundação de Meio Ambiente (Fatma); Botas Nômade; Atlantes – escola e operadora de mergulhos de Guarapari; Tróia – acessórios militares; TransTV e Revista Contexto.

LOGO ROTAS VERDES

 
 
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário