05 de abril, de 2011 | 00:01

Mono-carvoeiro no caminho da Rotas Verdes Brasil

Imagens do maior macaco das Américas registradas em treinamento de pré-expedição

Fernando Lara


ROTAS VERDES 1

IPATINGA - A vida de um documentarista de natureza exige muita disposição e paciência. Alguns animais são ariscos, outros são perigosos demais e exigem cautela na hora de se aproximar. Mas, o fundador do grupo Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, tira isso de letra. “Fico com olhos, nariz e ouvidos aguçados. Cada vibração, barulho ou cheiro criam a expectativa de uma imagem inédita. Passos vagarosos, olhar atento. Se o animal está perto, surge um brilho nos olhos e mais uma imagem é feita”, declara o profissional.
 
Essa e outras sensações fizeram parte da rotina da equipe da Fauna e Flora Documentários que, nos dias 26 e 28 de março, entrou em campo, nas entranhas do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) para fazer um treinamento de selva. Durante os trabalhos, um grande gol. A equipe conseguiu registrar o encontro com uma família de monos-carvoeiros - os maiores primatas das Américas, com 1,5 metro de altura.
Edlayne de Paula


ROTAS VERDES 3

Durante o rastreamento destes animais, os indivíduos do grupo de primatas permaneceram mais de uma hora dependurados em árvores centenárias em torno da equipe em treinamento. “Foi maravilhoso! Depois de horas circulando pela selva encontramos o rastreador do bando - o macaco que anda na frente do grupo, responsável pela segurança dos demais. Ele fez muito barulho vocalizando para avisar os outros monos-carvoeiros sobre nossa presença. Mas, com técnicas de aproximação, conseguimos aos poucos fazer com que os animais se acostumassem com a presença da equipe. Dessa forma, o grupo Fauna e Flora Documentários trouxe imagens belíssimas em foto e vídeo desses animais das floretas do parque” destaca Fernando.
Preparatório
Todo o trabalho foi uma preparação para a Expedição Documental Rotas Verdes Brasil, que será iniciada no próximo dia 30, no próprio Perd. Durante oito meses, Fernando Lara irá percorrer sozinho, a bordo de uma motocicleta Honda Bros 150 cc, 18 mil quilômetros pelo País registrando imagens da fauna, da flora, aspectos geográficos e antropológicos de 30 unidades de preservação espalhadas por 20 estados brasileiros. O projeto será realizado em parceria com a concessionária Honda Mavimoto, e tem como objetivo a produção de um livro digital que será disponibilizado gratuitamente pela internet.
Durante o treinamento, estava presente, além da jornalista e coordenadora do projeto Rotas Verdes Brasil, Edlayne de Paula, o cinegrafista Regiano Santiago, o ‘Caju’ da Vídeo Plus. A produtora de vídeos é parceira da Fauna e Flora Documentários. Os dois profissionais estarão em campo, periodicamente, para fazer o apoio técnico e produzir o making off da expedição”, explica Fernando.
Trilhas e fotos
A equipe da Rotas Verdes Brasil permaneceu durante três dias no Parque Estadual do Rio Doce. Neste período, percorreu as trilhas do Vinhático, da Lagoa Preta, a região do Salão Dourado, além de um percurso de barco pela Lagoa Dom Helvécio, mais conhecida como Lagoa do Bispo.
Fernando Lara


ROTAS VERDES 2

Outro momento registrado pelo grupo foi o encontro com uma anta no Parque Estadual do Rio Doce. Foram dois dias de espera até o aparecimento deste animal, de mais de 150 quilos. Dócil, ele veio comer as frutas do pomar da casa de um dos funcionários do Parque Estadual do Rio Doce. “Uma cena emocionante”, declara o documentarista.
Essas e outras imagens farão parte de um vídeo institucional da Fauna e Flora Documentários, que será exibido no dia da saída da expedição. “Vamos fazer isso em todas as unidades de conservação da Rotas Verdes Brasil, mostrando não só a importância e a beleza da sua biodiversidade, mas também a importância turística”, afirma Fernando Lara.
Serviço:
Rotas Verdes Brasil
Fauna e Flora Documentários
www.rotasverdesbrasil.com.br
contato: (31) 8875-5041/8560-4353
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário