19 de março, de 2011 | 00:01

Canaã é o mais populoso

Confira a população de cada um dos bairros de Ipatinga, divulgada pelo IBGE

Alex Ferreira


PANORÂMICA BETHÂNIA

IPATINGA – O coordenador regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), João Braga, divulgou nesta segunda-feira (14) novos resultados do Censo 2010. Pela primeira vez, o recenseamento fez uma análise quantitativa mais detalhada da população por bairros em Ipatinga.
Os dados preliminares mostram que houve uma mudança no cenário, no comparativo com os resultados do Censo 2000. As duas localidades com maior densidade populacional se mantiveram nessa posição.
Canaã e Bethânia são o primeiro e segundo bairros mais populosos do município, respectivamente. A alteração se deu com relação à terceira posição, na qual o Veneza ultrapassou o Bom Jardim em quantidade populacional.
No levantamento anterior, o Canaã possuía 24.610 moradores. Atualmente são 28.510 pessoas vivendo naquela localidade, o que representa um aumento de aproximadamente 20%. O Bethânia cresceu 14%, passando de 24.491 para 27.970 residentes.
Com relação à mudança observada no ranking populacional, em 2000, moravam no Bom Jardim 18.143 pessoas contra 17.911 no Veneza. No recenseamento do ano passado ambos os bairros tiveram acréscimo de suas populações.
O Veneza cresceu 16% e agora tem 20.785 moradores. Já o Bom Jardim registrou um aumento de 7%, passando a ter agora 19.464 moradores. Os bairros com menor população, por sua vez, são Ferroviários (431), Taúbas (444) e Castelo (497).
Divisão
Segundo João Braga, os números apresentados não têm exatidão em sua plenitude, uma vez que a divisão dos bairros é muito antiga, respeitando ainda uma legislação de 1980.
“A realidade de Ipatinga é outra. Antes do Censo 2000, chegamos a sugerir que fossem incluídos novos bairros, mas isso acabou não acontecendo e o projeto não foi aprovado pela Câmara de Vereadores. A mudança se faz necessária porque as atuais localidades têm características físicas, econômicas e sociais bastante diferentes, mas acabam classificadas do mesmo jeito”, analisa.
Na divisão oficial, por exemplo, o Canaãzinho é considerado Canaã; Planalto (Veneza); Vila Militar (Bethânia); Vila Formosa (Cidade Nobre); Tiradentes (Vila Celeste); Caçula (Jardim Panorama), entre outros.
O coordenador regional do IBGE considera que a nova diferenciação poderia, inclusive, ser benéfica para a organização do município, contribuindo para a aplicação de políticas públicas de acordo com a especificidade de cada bairro.

Para se ter uma ideia, no mapa oficial, Ipatinga possui 36 bairros, quantidade inferior a de municípios de porte menor, como Coronel Fabriciano (70) e Timóteo (39).
 

A população de Ipatinga em números por bairros e por gênero
Fonte: IBGE
 
 

TABELA POPULAÇÃO IPATINGA
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário