15 de fevereiro, de 2011 | 00:01

Expedição Rotas Verdes Brasil

Documentarista ipatinguense faz registros em 30 áreas de preservação ambiental


LOGO ROTAS VERDES

O grupo Fauna e Flora Documentários realiza, em parceria com a concessionária Honda Mavimoto, o maior trabalho de documentação dos biomas do território nacional a bordo de uma motocicleta.
Trata-se da Expedição Documental Rotas Verdes Brasil. O fundador do grupo e documentarista de natureza, Fernando Lara, percorrerá sozinho 18 mil quilômetros registrando as belezas geográficas, naturais e humanas de 30 áreas de proteção ambiental, em 20 estados brasileiros.
O objetivo principal é a produção de um livro digital (e-book) com as principais imagens e informações documentadas na expedição que tem previsão de duração de sete meses e meio. O material será disponibilizado gratuitamente pela internet.
Fernando Lara


GARÇA AMARELA
“Queremos uma espécie de reality show da natureza, onde as pessoas poderão conhecer o comportamento, a variedade de espécies, as riquezas da nossa biodiversidade, sem nos esquecer da parte antropológica”, declara Fernando Lara.
 
O documentarista fará a expedição propositalmente de forma rústica, acampando e preparando a própria comida. Desta forma, Fernando Lara estará mais próximo da realidade das áreas de preservação e das comunidades do entorno.
Durante a expedição, o profissional irá produzir vídeos com dicas de campo, detalhes sobre as estradas e curiosidades da expedição Rotas Verdes Brasil. Tudo poderá ser acompanhado pelo site oficial www.rotasverdesbrasil.com.br, além do Orkut, Facebook, Twitter e YouTube.
 
O DIÁRIO DO AÇO é parceiro da Rotas Verdes Brasil e divulgará quinzenalmente, a partir da largada de Fernando Lara, o dia a dia da expedição com todos os detalhes e imagens exclusivas.
Roteiro
A saída, com previsão para o início de abril, será no Parque Estadual do Rio Doce (Perd), a maior reserva de Mata Atlântica de Minas Gerais.
Logo em seguida, o documentarista segue para o Parque Estadual do Ibitipoca na Zona da Mata e continua pelo Rio de Janeiro, São Paulo, regiões Sul, Centro Oeste, Norte, Nordeste, terminando no Espírito Santo. Na Amazônia e Pantanal, a F&F Documentários vai dedicar um tempo maior para a documentação destas áreas.
Equipe
Fernando Lara estará em campo sozinho, mas terá o apoio de uma equipe multidisciplinar sob a coordenação da jornalista Edlayne de Paula. A expedição também possui assessoria geográfica que dará suporte técnico ao documentarista em campo, além de assessoria jurídica.
Fernando Lara possui mais de dez anos de experiência com trabalhos realizados nas amazônias brasileira e boliviana, Colômbia, além de países da África como Tanzânia, Ruanda, Quênia e Uganda.
O documentarista é especializado no rastreamento de animais e produz imagens quase sempre sem a necessidade de captura e com o mínimo de interferência.
“Utilizo pios de vocalização de onça pintada, anta e capivara, por exemplo, e procuro no meio da selva vestígios como fezes e rastros a procura de animais específicos”, explica o documentarista.
Motocicleta
Durante a expedição, Fernando Lara estará a bordo de uma Honda NXR 150 Bros 2011. O veículo foi escolhido pela concessionária Mavimoto por ser a primeira da categoria ON/OFF bicombustível do País.
Na Rotas Verdes Brasil será usado apenas etanol, combustível limpo. Além disso, todo carbono emitido pela motocicleta será neutralizado com o plantio de árvores, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Serviço
Rotas Verdes Brasil Expedição Documental
www.rotasverdesbrasil.com.br
Contatos: 8560-4353 / 8875-5041
E-mail: [email protected]
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário