Expo Usipa 2024 02 - 728x90

09 de fevereiro, de 2011 | 00:01

Os pedestres estão invisíveis para os motoristas?

Wolmer Ezequiel


VINTE MINUTOS AVANÇA 2 INVISÍVEIS

Sem preferência alguma pedestres só atravessa ruas de Ipatinga correndo risco de morrer. Maioria dos motoristas adotou intolerância a quem está a pé.
IPATINGA - Experimente atravessar a rotatória que dá acesso aos bairros Caravelas, Veneza e Jardim Panorama em horário de pico, ou qualquer outra via da cidade onde há grande fluxo de veículos. Provavelmente você ficará parado por um bom tempo sem que nenhum motorista tenha a gentileza de dar preferência ao pedestre. É o que observou a reportagem do DIÁRIO DO AÇO em vários pontos da cidade, principalmente aqueles de grande movimentação. A avenida Getúlio Vargas, no bairro Caravelas, em horários de grande movimento vira um caos para quem está a pé.
Tratados como se fossem invisíveis pelos motoristas, pedestres e ciclistas disputam com os veículos uma chance qualquer para atravessar a avenida. Na maioria dos casos, os pedestres não ficam menos de dez minutos à espera de oportunidade, como é o caso vivido todos os dias pela dona de casa Marta Evangelista, 50 anos. “Passo por esse trecho todos os dias. Fico esperando mais ou menos vinte minutos. Os motoristas não dão oportunidade para a gente passar. Quando um dá, vem outro que não para”, relata a dona de casa.
O ciclista Paulo Roberto da Costa, 50 anos, chegou a descansar os pés na bicicleta e, depois de 10 minutos, arriscou a travessia e quase foi atingido por um carro. “É uma bagunça isso aqui. O jeito é passar na frente mesmo, porque os motoristas não nos enxergam”, reclama.  A falta de respeito ainda é mais visível quando o pedestre, cansado de tanto esperar, atravessa e é surpreendido com as buzinas dos veículos. “Isso é uma falta de respeito enorme. A gente atravessa quando dá e o motorista ainda acha ruim, e buzina? Olha quantas pessoas estão tentando atravessar”, diz, nervoso, o comerciante Oswaldo Clmentino, 48 anos, apontado para a faixa.

Invisíveis
Outro lugar onde a falta de respeito dos motoristas em relação aos pedestres foi observada pela reportagem é no semáforo da avenida Pedro Linhares, que fica próximo ao  shopping, na pista sentido Coronel Fabriciano. No local, os pedestres e ciclistas só conseguem atravessar depois de apertar a botoeira existente no local para que o sinal feche. A reportagem flagrou motoristas passando no sinal vermelho, sem obedecer à solicitação feita pelo pedestre.
A auxiliar administrativa Shirley Regina Batista, 28 anos, conta que várias vezes perdeu o ônibus por causa do descaso dos motoristas. “Já teve vez de eu acionar o botão e ficar uns dez minutos esperando, porque alguns carros param, mas outros não, e eu acabo vendo o meu ônibus passar sem que eu consiga atravessar em tempo”, diz.
A aposentada Jacira Rocha, 60 anos, sempre passa pelo local e conta que todos os dias é a mesma coisa. “Eu aperto este botão aqui e fico muito tempo ainda esperando os carros me darem chance de passar. O jeito é passar correndo”, afirma a aposentada. O semáforo da Pedro Linhares funciona sem sincronismo, ou seja, se o pedestre ou ciclista não apertar a botoeira, o sinal sempre ficará verde para os veículos. E os pedestres, “invisíveis” para a maioria dos motoristas, ficarão sem atravessar a pista.
O QUE JÁ FOI PUBLICADO SOBRE O ASSUNTO:
Aposentado morre em atropelamento - 16/01/2011
 
Wolmer Ezequiel


CARRO AVANÇA INVISÍVEIS

 
Multa para quem não respeita o pedestre
Em Coronel Fabriciano, onde já existe a passagem elevada nas faixas de pedestres, a solução encontrada para acabar com a falta de atenção aos pedestres foi colocar em prática o que diz o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro. De acordo com o CTB, não dar preferência ao pedestre que estiver atravessando a via é considerado infração gravíssima, sob pena de multa e pontuação na carteira. Segundo o secretário de Obras e Meio Ambiente de Coronel Fabriciano, Galba Gomes, também responsável pelo setor de transporte e trânsito, desde outubro do ano passado foram aplicadas 358 multas pelos agentes de trânsito. Deste total, 60% são de motoristas e o restante motociclicistas. A infração ‘rende’ uma multa de R$ 191,53.
O secretário acrescenta que, em setembro do ano passado, foi iniciada uma  campanha de trânsito para conscientizar sobre o respeito à faixa, e só depois, quando verificada a continuidade do desrespeito à norma, começaram a ser aplicadas as multas. “De lá pra cá já podemos sentir uma mudança no comportamento dos motoristas na direção. Ainda é preciso fazer uma atuação rigorosa quanto aos motociclistas, porque na maioria das vezes eles passam em alta velocidade e o agente não consegue anotar a tempo a placa do veículo. Para isso, vamos aumentar o número de agentes”, diz Galba Gomes.
Wôlmer Ezequiel


PAULO ROBERTO COSTA

Município vai investir em educação
O diretor do Departamento de Transportes e Trânsito de Ipatinga, Flávio Anício Alves, explica que o município investe na revitalização da sinalização da cidade, como pinturas das faixas de pedestres e as sinalizações horizontais. “E vamos colocar as passagens elevadas com botoeiras em pelo menos vinte pontos do município. A expectativa é que em 60 dias os equipamentos já estejam funcionando”, disse o diretor, acrescentando que, depois de garantir as faixas de segurança do pedestre, será necessária uma campanha de conscientização junto aos motoristas.
“Enquanto não se fizer uma campanha pesada, os motoristas não vão obedecer”, considera o diretor. Apesar dos investimentos na revitalização das sinalizações, ainda há motoristas que não respeitam as visíveis faixas pintadas recentemente.
 
Wolmer Ezequiel


MAE PEDESTRE AVANÇA INVISÍVEIS

Wolmer Ezequiel


MAE PEDESTRE AVANÇA 2 INVISÍVEIS



 
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário