Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de julho, de 2016 | 18:05

Galeria do Córrego Taúbas recebe limpeza

Mais de 30 toneladas de entulho estavam despejadas no leito do curso d’água


IPATINGA- Até o fim da manhã dessa sexta-feira (29), cerca de 30 toneladas de lixo, entulho, móveis velhos, sucatas, mato e até restos de animais mortos foram retirados da galeria na avenida José Cândido de Meire, no bairro Taúbas, na ligação com o Bethânia. Devido a grande quantidade de materiais depositados, os serviços devem se estender até a próxima semana, como parte do cronograma executado pela Prefeitura de Ipatinga em toda a cidade.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), informou que os materiais descartados irregularmente por moradores na galeria provocam a obstrução do curso d’água no Córrego Taúbas. Com isso, são formados ambientes propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças graves como dengue, febre amarela, zika vírus e a febre chikungunya. Além disso, a comunidade sofre uma série de transtornos causados pelo lixo depositado no canal, inclusive o risco de enchentes em épocas de chuvas.

A limpeza é realizada por uma equipe de 10 funcionários da Prefeitura, que também utilizam um trator e um caminhão-caçamba. Os serviços vão ser executados ao longo de 1.300 metros de extensão da avenida no Taúbas, desde o seu início, na esquina com a Rua Pusco, até o encontro com a Avenida Gerasa.

Toda a movimentação diária de máquinas e funcionários é acompanhada por moradores da região, que elogiam a execução dos serviços pela Prefeitura e apelam para que as pessoas façam a sua parte para manter a cidade limpa. “Essa limpeza completa na galeria vai acabar com os pernilongos que estão tirando o sossego dos moradores. Esperamos que as pessoas parem de descartar lixos no córrego e nas ruas, pois essa prática irregular só traz prejuízos para a comunidade”, comentou a dona de casa Rosane Rodrigues dos Santos, 41 anos, moradora do Bethânia. 
Secom PMI


galeria taúbas
 

Outra
Levantamentos da Sesuma indicam que a última operação de capina e remoção de lixos na galeria do Taúbas ocorreu há menos de um ano, quando também foi feito o desassoreamento do córrego. Desta vez, a equipe de limpeza já encontrou sofás e televisões velhas, entre outros materiais inservíveis.

“Com a quantidade de lixo descartada dentro do canal, a água vai empoçando e causando mau cheiro, que incomoda todo mundo, além dos riscos à saúde pública”, lembrou a dona de casa Helena Domingos, de 74 anos, para completar: “Acompanho os trabalhos todos os dias. Depois de pronto, vai acabar com os mosquitos que tanto nos incomoda e espero que a comunidade mantenha a galeria limpa daqui para frente”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário