04 de julho, de 2016 | 17:19

Nova Central de Vacinas de Ipatinga no bairro Bethânia

Unidade recebeu mais três novas câmaras frias para ampliar armazenamento e distribuição de vacinas


DA REDAÇÃO - A Prefeitura de Ipatinga colocou em funcionamento a nova Central de Vacinas. Com instalações amplas e modernas, a unidade é estratégica para a política de prevenção de doenças e vai qualificar todo o sistema de armazenamento e distribuição de vacinas e soros usados pelo programa de imunização de Ipatinga. A Central de Vacinas ocupa uma área de 200 metros quadrados, anexa à Unidade Básica de Saúde do Bethânia.

A Central de Vacinas de Ipatinga foi construída em conformidade com as normas atuais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conta com ambiente climatizado e espaço para comportar até 15 câmaras frias. O investimento é de R$ 400 mil em recursos do Ministério da Saúde com contrapartida do município. O equipamento substitui a antiga central de vacinas que, por 20 anos, funcionou em uma sala de aproximadamente 16 metros quadrados na Unidade Básica de Saúde do Cidade Nobre (Uisa).

A nova Central de Vacinas foi projetada para atender um crescimento populacional de Ipatinga nos próximos 20 anos, introdução de novas vacinas e/ou público-alvo das campanhas nacionais de imunização, fatores que demandam maior espaço para armazenamento das doses.

Equipamentos

A Central é equipada com gerador para garantir o funcionamento adequado dos aparelhos em casos de falhas no sistema de distribuição de energia elétrica. Também recebeu três novas câmaras frias, capazes de manter a temperatura correta por até duas horas sem energia elétrica, impedindo eventuais perdas de vacinas e soros. Apenas em câmaras frias, o investimento foi de R$ 40 mil.
Por mês, a Central de Vacina movimenta em média nove mil doses. São 40 tipos de imunobiológicos, sendo 17 delas do calendário básico de imunização (HPV, Poliomielite, Hepatite B, Influenza etc). Em períodos de campanhas, este volume pode ultrapassar 30 doses mensais. Todos os imunobiológicos são repassados pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), com distribuição controlada pela Superintendência Regional de Saúde (SRS/MG).
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário