29 de junho, de 2016 | 16:38
Adolescente com doença rara pede ajuda
Thiago Linhares e sua família buscam recursos para tratamento na Tailândia
IPATINGA - Um jovem de 16 anos, morador do bairro Ideal, em Ipatinga, luta contra uma doença rara, que provoca fraqueza muscular e outras complicações. Como a distrofia muscular de Duheiner afeta a musculatura, os pacientes têm dificuldades para se movimentar. O tratamento é oferecido apenas no exterior. Sem condições, a família de Thiago Henrique Linhares pede auxílio à comunidade.
Apesar das dificuldades impostas pela doença, Tiago não deixa de lado a bocha, modalidade esportiva que faz parte de sua vida. Em sua batalha pela vida, tem recebido apoio da comunidade escolar, que se mobilizou para ajuda-lo no tratamento. Se não tratada a tempo, a doença pode chegar a atingir outros órgãos e até mesmo o coração.
Conforme a mãe de Thiago, Silvana Linhares, para estabilizar a distrofia, o filho precisa passar por um tratamento de células-tronco, oferecido apenas na Tailândia. A doença começou a aparecer quando ele tinha dois anos, ele caía muito. Levei ao médico e me disseram que tinha distrofia muscular. Começamos a correr contra o tempo. Quando ele tinha 9 anos, começou a perder a força”, pontua.
Sem condições de arcar com o custo do tratamento, que gira em torno de R$ 100 mil, a família pede apoio à comunidade.
O pai, José Carlos dos Santos, reforça o pedido. Meu filho teve distrofia e está perdendo as forças. É difícil ver um filho assim. Se cada um contribuir com R$ 1, vai ser importante. É difícil ver isso e não poder fazer nada. Peço a todos que ajudem”, reiterou.
A doença, que atingiu primeiro os membros inferiores, hoje atinge as mãos de Thiago e também os braços. Minha força diminuiu muito, algumas coisas simples não consigo fazer. Preciso fazer esse tratamento que irá me ajudar”, resume o jovem.
Professora de Thiago, Cleunice Maria Fernandes conta que o garoto se relaciona muito bem com todos, mas nas atividades não consegue acompanhar os colegas. Preciso xerocar as atividades, porque ele não consegue copiar. E não consegue escrever textos muito extensos”, relata a educadora.
Auxílio
A Escola Estadual Engenheiro Amaro Lanari Junior, no Ideal, onde o adolescente estuda, fará uma rifa para ajudar Thiago. Além disso, interessados em contribuir podem depositar na Caixa Econômica Federal, agência 2332, conta 01300 55 381-9. O telefone de contato é 9 9141 5136.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















