18 de junho, de 2016 | 18:00
Prefeito de Iapu lamenta dificuldades
Kako relata problemas como pagamentos em atraso e falta de estrutura
IAPU Com a crise econômica que atingiu o país nos últimos anos, os municípios também atravessam dias difíceis. Em Iapu, o prefeito José Carlos de Barros, o Kako (PSDB), cita que as dificuldades são grandes. Em entrevista para as equipes da TV Cultura e DIÁRIO DO AÇO, ele explicou como a cidade de 11 mil habitantes tem lidado com a situação adversa.
Em seu segundo mandato, Kako retornou à administração municipal na eleição de 2012. Ele recorda que os desafios foram grandes, em razão de problemas com funcionalismo, por exemplo. Quando assumimos o mandato, os funcionários estavam todos sem receber, uma situação muito difícil, alguns até passando fome. Não havia estrutura no município, e escolas estavam demolidas. Foi um começo muito complicado para nós”, relata.
O prefeito conta que algumas providências foram adotadas, como reorganização da documentação do município, que não estava apto a receber recursos em razão de problemas junto ao INSS. Ele observa que os problemas começaram a ser resolvidos e foi montada uma equipe muito boa”, que o acompanha até hoje. O município veio se desenvolvendo bem. Melhoramos a educação, reformamos escolas, procuramos melhorar todas as áreas da educação. O transporte foi uma de nossas preocupações, porque nosso município é grande territorialmente. Transportamos muitos universitários também, mais de 350 alunos, gratuitamente para o Vale do Aço”, disse.
José Carlos aponta que o município, apesar de pequeno, em população, teve investimentos de cerca de R$ 7 milhões de recursos próprios na área de saúde. Ele observa que as contas estão em dias, mesmo com todas as dificuldades. Nunca atrasamos nem um dia o salário dos funcionários. E pretendemos continuar assim até o fim do mandato. Melhoramos quase 80% das estradas cascalhadas da zona rural e as comunidades contam com veículos de transportes para as pessoas doentes”, conta.
Kako acrescenta que o município trabalhou algumas iniciativas como zumba, medida certa (controle de obesidade), escolinha de futebol e jiu-jitsu. Hoje o município tem uma academia com 17 campeões mineiros e seis campeões nacionais. Criamos projetos para tirar as crianças da rua, como a capoeira e a educação integral com aulas de natação”, exemplifica o prefeito.
Dificuldades
Iapu, que pertence ao Colar Metropolitano do Vale do Aço, tem no pequeno produtor rural e na agricultura familiar sua principal fonte de renda. Entretanto, o município também depende dos repasses do Fundo Participação de Municípios (FPM). No ano de 2015, aponta Kako, o valor repassado caiu, a exemplo do que tem ocorrido este ano. Mas tudo tem que ser planejado. É preciso estar com os pés no chão para não passar vergonha. E hoje nosso município tem crédito. Conseguimos cumprir com todos os compromissos”, destacou. Pré-candidato à reeleição, José Carlos avalia que, do seu plano de trabalho, alguns itens ainda precisam ser executados.
Isso em razão das dificuldades enfrentadas quando assumiu o governo. Não se recolhia lixo há três, quatro meses; funcionários com salário atrasado e sem 13º salário. Começamos a melhorar e organizar, aí veio o problema da crise financeira. Foi quando as coisas começaram a ficar mais difíceis. Entretanto, já tínhamos um plano de governo e demos continuidade. Graças a Deus, as coisas têm dado certo”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]