01 de junho, de 2016 | 10:54
Ipatinga se despede de Darcy Alves Brito
Oriundo de Cachoeiro do Itapemerim (ES) empreendedor foi joalheiro e fundador do antigo Clube Thermas Vale do Aço
Com atualização às 18h23
Morreu nesta quarta-feira, aos 75 anos, o comerciante aposentado Darcy Alves de Brito, que presidiu a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) entre os anos de 1983 e 1985.
O velório ocorreu no Cemitério Parque Senhora da Paz, durante a tarde e o sepultamento foi feito às 17h.
Em junho de 2014, Darcy concedeu aquela que seria sua última entrevista sobre o seu trabalho.
Sob o título O sentimento é o de missão cumprida”, reportagem do informativo da Aciapi destacava as lembranças do ex-presidente sobre momentos importantes de sua passagem pelo comando da entidade.
Fui presidente em uma época muito difícil. Era fim da ditadura e o país precisava de mudanças. Assumi a presidência com o objetivo de unir os empresários, os comerciantes, para formarmos uma classe mais forte. Gostei muito do contato com as pessoas e das amizades que fiz. Entreguei o cargo com o sentimento de missão cumprida, havia dado a minha contribuição”, resumiu.
História
Darcy Alves de Brito veio de Cachoeiro de Itapemirim (ES) em 1961, e se instalou no Vale do Aço. Influenciado por amigos que residiam na mesma pensão que ele, Darcy fez um curso de joalheiro - por correspondência - pelo Instituto Universal Brasileiro.
Em 1962, deixou a função de marceneiro, que exercia em Coronel Fabriciano, e foi trabalhar na relojoaria Eterna Matic, no Centro de Ipatinga. Depois, foi proprietário da Relojoaria Americana, da Eletro Joias, Polius Presentes - que mudou de nome para Joalheira Barcelona, em homenagem à cidade espanhola que sediou os Jogos Olímpicos de 1992.
Em 1996, Darcy, que sempre trabalhou com a esposa, Maria José, encerrou as atividades no comércio, para se dedicar a outro empreendimento, o Clube Thermas Vale do Aço, atualmente, o Hotel Fazenda Tijota, administrado pelo filho, Marciney Barbosa de Brito, na saída de Santana do Paraíso para Governador Valadares.
Além de Marciney, Darcy também tem as filhas Andreíse Barbosa de Brito Fiedler e Ana Paula Evangelista Pontes.
Associativismo
Darcy Alves de Brito chegou à Aciapi em 1981, na gestão do presidente Maurício de Andrade Guerra (1981-1983). Gostou tanto do associativismo que se candidatou ao cargo de presidente e foi eleito para a gestão 1983/1985.
Darcy lembra que uma das primeiras ações que empreendeu foi uma campanha pelo fortalecimento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), atividade que passou por adequações, evoluiu com a tecnologia da informação e, ainda hoje, é disponibilizado para os associados.
"Naquela época, o cadastro local corria risco de desaparecer e ser centralizado em Coronel Fabriciano. Como as ligações telefônicas tinham tarifação interurbana, o custo da consulta iria subir muito e foi preciso mobilizar para a manutenção do serviço em Ipatinga. E isso foi feito de uma forma tão eficiente, que sobreviveu até hoje", lembra o ex-presidente.
O cadastro era importante porque o comércio local dependia quase totalmente da Usiminas. Muitos clientes eram funcionários de empreiteiras que vinham trabalhar temporariamente nas obras de expansão, faziam compras no crediário, iam embora e não pagavam. Era preciso cadastrar essas pessoas para evitar ainda mais prejuízos futuros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]