11 de abril, de 2016 | 17:48
Incentivo ao teste rápidos para DSTs/Aids em Ipatinga
O resultado é sigiloso e o paciente fica sabendo seu estado sorológico em apenas uma hora
DA REDAÇÃO - O uso do preservativo é indispensável em todas as relações sexuais. Mas quem se descuidou deve fazer o teste para as doenças sexualmente transmissíveis, dentre elas HIV/Aids. O teste rápido é gratuito e está disponível no Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP) de Ipatinga, sediado no Centro da cidade. O resultado é sigiloso e o paciente fica sabendo seu estado sorológico em apenas uma hora.
A ação "Fique Sabendo" complementa a programação de Carnaval e integra a estratégia da Secretaria de Saúde de Ipatinga para incentivo ao uso do preservativo, diagnóstico precoce e adesão ao tratamento, em caso de resultado positivo. Mas quem teve relação sexual sem proteção precisa esperar 30 dias para fazer o teste. É o que explica a coordenadora do CCDIP de Ipatinga, Cláudia Castro.
O período, chamado de janela” imunológica, é o intervalo entre o contato com vírus da Aids e a produção de anticorpos anti-HIV pelo organismo. Por isso, o Fique Sabendo” é realizado estrategicamente no mês seguinte ao Carnaval, já algumas pessoas acabam esquecendo” o uso do preservativo em suas relações durante a folia.
O exame é gratuito e seguro, e o resultado, sigiloso. Não é necessário estar em jejum, e basta apresentar um documento de identidade com foto. Há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Todo o atendimento é feito em salas individuais. Além de HIV/Aids, o teste rápido permite o diagnóstico de sífilis e hepatites virais. O tratamento é gratuito em caso positivo para alguma das doenças.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















