30 de março, de 2016 | 18:00

IFMG está em funcionamento e deve ampliar oferta de cursos

Campus está instalado de forma provisória no Centro de Ipatinga, nas dependências da Central Capacitar


IPATINGA – O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) está em atividade no Centro de Ipatinga. O campus, que iria funcionar na Escola Municipal Presidente Vargas, situada no Morro do Sossego, está instalado, de forma provisória, nas dependências da Central Capacitar. O diretor do IFMG Campus avançado Ipatinga, Alex de Andrade Fernandes, explica que uma turma foi iniciada no mês de fevereiro, do curso técnico em Segurança do Trabalho. Ao longo deste ano, outras opções podem ser disponibilizadas no instituto, de forma gratuita.

O IFMG foi anunciado em Ipatinga em meados de 2013. Em fevereiro do ano passado, foi informado que os cursos técnicos subsequentes de Eletrotécnica e Mecânica teriam início em agosto, com aulas no período noturno. À época, estavam em andamento – fase final de elaboração – os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico, de urbanização, dentre outros, necessários para a reforma do prédio da antiga Escola Presidente Vargas.

Alex Fernandes observa que o instituto está em funcionamento desde 4 de janeiro, quando a mudança foi realizada. As aulas foram iniciadas em 1º de fevereiro, com 45 alunos. O curso tem duração de um ano e meio, para quem já terminou o ensino médio. O processo seletivo foi realizado no fim do ano de 2015. Posteriormente, foi aberto um edital para algumas vagas. 
Bruna Lage


Alex


“A partir do meio do ano, vamos ter a entrada de mais alunos, também para o curso de Segurança do Trabalho. Pode ser que consigamos oferecer algum curso de Formação Inicial Continuada, que são os cursos FIC. Acabamos de receber mais docentes, o que vai ampliar nossa área de atuação na região e a oferta de novos cursos”, antecipa o diretor do IFMG em Ipatinga.

A partir do início do próximo mês estará aberto o processo de isenção. Os interessados que se enquadrarem nos requisitos podem acessar o site ifmg.edu.br para pleitear isenção no vestibular. “Logo na sequência, abre para os demais alunos que irão efetuar o pagamento da taxa do vestibular e dar sequência ao processo seletivo”, resume o diretor.

Temporário
O funcionamento no Centro de Ipatinga é temporário. Alex Fernandes pontua que aguarda a liberação de recursos do governo federal para início das obras no campus definitivo, na antiga Escola Municipal Presidente Vargas. “Temporariamente, estamos aqui, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga. Esse espaço foi cedido, mas continua com outras atividades do Capacitar e Uaitec. Estamos com parte do prédio, onde ocorrem as aulas e funciona o setor administrativo, enquanto a reforma não acontece”, destaca. O IFMG está em funcionamento e a ideia é expandir a oferta de cursos técnicos. Alex acrescenta que existe também a possiblidade de curso superior na área de tecnologia.

Vitória
Para o diretor, o funcionamento do IFMG em Ipatinga representa uma vitória muito grande para a cidade e região, por ser a primeira instituição que oferece o ensino federal 100% gratuito. Ele salienta que é importante hoje e será ainda mais no futuro, por ofertar desde cursos técnicos nessa modalidade subsequente - para quem já terminou o ensino médio -, e também curso superior na área de tecnologia e até mesmo na área de licenciatura, além de cursos de pós-graduação, mestrado e até mesmo doutorado.
“Ipatinga só tem a ganhar com o crescimento do instituto. Essa primeira turma é um momento histórico, porque realmente é a primeira de ensino público de qualidade e gratuito da cidade”, concluiu.   

Mais:

IFMG cancela cursos em Ipatinga - 11/09/2015

Aulas do IFMG têm início em setembro - 23/07/2014
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário