10 de março, de 2016 | 16:22
Caem as notificações de dengue e zika em Fabriciano
De fevereiro a março o índice diminuiu para 2.100 casos. Janeiro teve 3.626 registros
DA REDAÇÃO O reforço feito pela Prefeitura de Coronel Fabriciano nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti começou a surtir efeito. Dados da Vigilância em Saúde do município apontam queda nas notificações de casos de dengue e zika, nas últimas semanas. Enquanto em janeiro foram notificados 3.626 casos das doenças, de fevereiro a março o índice diminuiu para 2100, o que representa queda aproximada de 42%.
Entre os principais fatores que contribuíram para a diminuição das notificações de dengue e zika estão a intensificação das visitas domiciliares para controle do vetor, que foram reforçadas com os agentes comunitários de saúde; a aplicação de inseticida por meio do carro fumacê, mutirões e ações educativas.
A prefeita de Fabriciano, Rosângela Mendes (PT), tem acompanhado de perto o trabalho dos agentes de endemias e comunitários de saúde durante as visitas domiciliares. Apesar da queda das notificações, precisamos permanecer firmes nessa luta. Ao participar das visitas nas casas, tenho solicitado aos moradores que eles continuem colaborando nesta batalha, que é responsabilidade de cada um de nós”, afirma a prefeita.
Notificações
Dentre os bairros que apresentaram maior queda nos índices de notificações de dengue e zika está o Recanto Verde que, em janeiro, registrou 50 casos e, em fevereiro, teve queda para três notificações. E o índice nesta localidade continua caindo, já que na primeira semana de março foi registrada apenas uma notificação.
No bairro Santa Cruz, as notificações em janeiro atingiram 96 registros, enquanto fevereiro foram 22 e, em março, sete até o momento. No distrito de Melo Viana, os índices caíram de 89 notificações, em janeiro, para 13 casos em fevereiro e 11 em março. Apesar de muitos bairros registrarem queda das notificações de dengue e zika, em outros os índices têm crescido, a exemplo do Amaro Lanari e os Caladinhos.
SOBRE O ASSUNTO:
Casos de zika disparam em Fabriciano - 25/02/2016
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















