03 de fevereiro, de 2016 | 17:31
Só pega Aids quem quer
Compartilhe proteção: Quem cuida de si, protege o outro”, diz a campanha do Carnaval 2016 em Ipatinga
DA REDAÇÃO - Independentemente da fantasia ou destino escolhido para brincar o Carnaval, o uso de preservativo em todas as relações sexuais é necessário e não pode ser esquecido. A folia é para todos, inclusive os soropositivos. As DSTs/Aids não escolhem etnia, orientação sexual ou credo. Não dá para identificar quem tem ou não o vírus pela aparência”.
As orientações são repassadas pela gerente do Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP) de Ipatinga, Cláudia Castro. No Carnaval a gente compartilha alegria, mas é fundamental também compartilhar proteção”, complementa.
A campanha de prevenção no carnaval 2016 de Ipatinga tem como slogan Compartilhe proteção: Quem cuida de si, protege o outro”. A ação é uma continuidade da iniciativa lançada em 1º de dezembro (Dia de Luta Mundial de Luta contra Aids), que reforça o uso do preservativo como o cuidado mais eficaz para se proteger contra o HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A mensagem de prevenção é reforçada nas programações de pré-carnaval e durante as festas promovidas no município.
Nesta quinta (04/02) e sexta-feira (05/02), os profissionais do CCDIP e parceiros da Prefeitura de Ipatinga estarão na Praça 1º de Maio, no Centro, a partir das 8h com ações educativas e distribuição de preservativos masculinos. Além disso, a programação inclui palestras, fornecimento de materiais e realização de testes rápidos por fluido oral em funcionários e representantes de empresas, entidades e grupos comunitários.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ipatinga também disponibilizam preservativos gratuitamente, e apenas para o período de Carnaval o estoque no município foi reforçado com mais de 50 mil camisinhas.
A campanha tem o apoio do Movimento de Gays e Simpatizantes do Vale do Aço (MGS) e Coletivo Bil (Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Vale do Aço). A coordenação é da Secretaria Municipal de Saúde.
Casos notificados
Ipatinga tem uma população estimada de 257 mil pessoas e 824 casos notificados e acompanhados pela rede municipal de Saúde. A prevalência maior é entre os homens, com 519 pacientes soropositivos. Só neste começo de ano, o CCDIP diagnosticou, via teste rápido, 12 novos casos positivos para HIV. No Brasil, a epidemia está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes cerca de 39 mil casos de Aids novos ao ano.
Serviço
Serviço Especializado em Saúde CCDIP
Rua Governador Valadares, nº 45, Centro. Atendimento ao público: segunda à sexta-feira, 7h às 18h. Teste Rápido para DSTs/Aids: quarta e sexta-feira, 10h às 17h.
Informações: (31) 3829-8559.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]