31 de dezembro, de 2015 | 10:11

Hospital Márcio Cunha incentiva o parto seguro

Instituição avança na assistência materno-infantil


DA REDAÇÃO – A Fundação São Francisco Xavier, por meio do Hospital Márcio Cunha, foi selecionada para participar do Projeto Parto Adequado, uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI). Com o apoio do Ministério da Saúde, o objetivo do Projeto é identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, além de incentivar a realização do parto natural, reduzindo o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar e no sistema público.

“Nossa meta é oferecer um padrão de excelência na assistência materno-infantil, embasado em evidências científicas, promovendo e criando condições para o parto adequado. Nossas práticas foram revistas e estão sendo adaptadas de forma gradativa por serem feitas por análise e melhorias de processos”, explica Ana Rosa dos Santos, gerente de assistência do Hospital Márcio Cunha.

O incentivo ao parto normal já é realidade no HMC, que junto à Usisaúde, desenvolvem desde 2013 a campanha “Parto normal: a opção natural”, que informa sobre a importância do parto natural e suas inúmeras vantagens para a mãe e para o bebê.  Outras ações repensadas e intensificadas após a adesão do hospital ao Projeto Parto Adequado são a formalização do protocolo de técnicas de indução artificial ao trabalho de parto e analgesia, para controle e redução da dor; o tratamento não farmacológico; informatização do partograma (documento gráfico onde são feitos registros de tudo o que acontece durante o trabalho de parto); realização de palestras e oficinas; incentivo de visitas hospitalares aos casais, para conhecimento do ambiente parturial; a presença das Doulas e do acompanhante durante o processo de parto, dando maior segurança à gestante, e a implantação de uma pesquisa de satisfação específica para obstetrícia.

Parto humanizado

Um grande reforço que chegou para somar à assistência de qualidade já oferecida pela equipe multidisciplinar foi à criação do ambiente único para acolher parturientes no Pré-parto, no Parto e no Pós-parto, garantindo mais cuidado e comodidade para mães e bebês que passam pelo parto natural, a partir do conceito de humanização. A chamada Sala de PPP é recomenda para parturientes de convênio com indicação de parto natural e de gestação de baixo risco, oferecendo um centro de inovações no amparo à gestante.

Segundo Juliana Bechara, gerente Materno-Infantil, a estrutura oferecida pela Sala de PPP é um diferencial importante no acolhimento, na ambientação e na garantia do bem-estar materno. “Nesse ambiente não existe a separação de mãe e filho. Toda a família pode participar desse momento especial, de acordo com a vontade da parturiente”, explica. As próximas ações do HMC para a Unidade Materno-Infantil são a reforma da Sala de Parto e a construção de mais duas salas para atender também às pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário