31 de dezembro, de 2015 | 08:30

Moradores sofrem com falta d’água em Ipaba

A companhia pede que os moradores evitem o desperdício


IPABA – Os moradores de Ipaba vão entrar o ano novo sem água. Esta é a segunda semana que a população sofre com o desabastecimento, provocado, segundo a Copasa, por causa da seca que atingiu os mananciais que abastecem a cidade. A alternativa encontrada, os poços profundos, não tem resolvido o problema.

Na manhã desta quinta-feira, moradores de Ipaba voltaram a procurar o Diário do Aço para relatar o drama que enfrentam com o desabastecimento. Sem o fornecimento de água pela Copasa, quem tem carro, busca água onde conseguem, inclusive, com familiares em outras cidades, como Ipatinga. 

A falta d’água em Ipaba tem sido um problema crônico. Moradores do município sofrem com interrupções no abastecimento em diversos bairros. Ao longo dos últimos meses, o DIÁRIO DO AÇO tem noticiado o problema que, até então, não tem solução encaminhada.

Em período de férias escolares, as residências ficam sem água, o que dificulta a vida das famílias com crianças, assim como para o uso em geral. Morador do Centro, Josmar Moreira de Castilho relata que, por quatro dias seguidos, o abastecimento foi interrompido. 

Ele detalha que a Copasa não explicou o motivo do desabastecimento. “O tempo está seco, não chove, mas fizeram vários poços e quase todo dia está assim, sem água. Em alguns locais o fornecimento não é suspenso, como na penitenciária. Mas no resto da cidade cortam”, conta. 

Josmar acrescenta que a maioria da população utiliza água da Copasa. Entretanto, com a situação, muitos providenciaram poços artesianos. “A água fornecida pela companhia é de qualidade, mas como estão cortando, não temos outro recurso. Alguns moradores estão saindo de Ipaba para buscar água em Ipatinga e também na central da Copasa”, disse.

Também moradora do Centro, Lúcia Souza lamenta o fato de não ter água para lavar vasilhas e limpar a casa. “É triste. A cozinha está um lixo, muita louça suja e temos que racionar o uso do pouco que temos, que é para não passar aperto. Temos reclamado da situação, mas, até o momento, não temos uma resposta”, afirma.

Copasa  

Por meio de sua assessoria de Comunicação, a Copasa informou que, devido ao longo período de estiagem, a vazão do Córrego Água Limpa, principal fonte de captação do sistema de abastecimento de água de Ipaba, secou, o que prejudicou a distribuição na cidade.

Para garantir o fornecimento, a Copasa perfurou e equipou quatro poços profundos, disponibilizou um caminhão-pipa e está elaborando um plano de racionamento, mas a participação da população é fundamental.

A companhia pede que os moradores evitem o desperdício, como o uso de mangueiras para lavar calçadas e carros, e usem a água com responsabilidade. Medidas simples, como fechar o registro do chuveiro na hora de ensaboar e não deixar torneiras pingando contribuem muito para a economia, aponta a empresa.

MAIS:

“Guerra” em Ipaba deixa dois primos mortos - 28/12/2015
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário