18 de dezembro, de 2015 | 20:00

Coreto é desmanchado para combater ponto de drogas

Praça do Iguaçu há muito foi ocupada por marginais e usuários de entorpecentes


IPATINGA – A praça localizada na intersecção das ruas Timbiras, Turquesa e Jês, no bairro Iguaçu, já foi um lugar tranquilo e pacato. Mas, a área de convivência da comunidade e de diversão para as crianças há muito tempo foi “invadida” e transformada em um ponto de venda e consumo de drogas e álcool, até mesmo à luz do dia. Por meio de um pedido da população, a Prefeitura de Ipatinga deu início, nesta semana, ao desmanche do tradicional coreto existente na praça. 

O quiosque começou a ser desmanchado na terça-feira (15/12). A prefeitura informou que a intervenção é um atendimento a um abaixo-assinado com mais de 200 adesões, entregue recentemente por causa da insegurança dos moradores e trabalhadores dos comércios estabelecidos nas imediações. 

“A reivindicação comunitária foi reforçada em recente reunião com as participações de representantes do Conselho de Segurança Pública (Consep-7), Associação de Moradores, Polícia Militar, conselheiros da Regional 3 e Secretarias Municipais de Obras Públicas (Semop), de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma)”, esclareceu a administração pública.

No local, os vizinhos da praça lamentaram a necessidade de desmanche do coreto. O professor Fernando Oliveira mora nas proximidades há quase 30 anos. Ele comentou que os problemas da praça desvalorizaram os imóveis do entorno e tirou o sossego das famílias. “É lamentável, em um bairro deste tamanho, meia dúzia de pessoas mandarem na população, ditarem regras e ocuparem os espaços. Por causa dessa meia dúzia, tiveram que retirar o quiosque. A prefeitura investiu muito nessa praça anos atrás. Agora vamos ver se ao menos irá solucionar o problema”, disse. 

Aposentado, Antônio Realino complementa a renda com um pula-pula na praça da rua Turquesa. Ele se queixou que há muito tempo famílias se afastaram do ambiente. “Os pais já não trazem as crianças como antes. As pessoas têm medo”, relatou. Ele também tem expectativas que o desmanche do ponto revitalize o local.

Uma funcionária de um supermercado vizinho disse que diariamente, faça chuva ou sol, o coreto abrigava usuários de álcool e drogas ilícitas. A apreensão de toda a comunidade, conta, motivou o abaixo-assinado. “À noite colocam colchões, há também a população de rua. E todos ficavam com medo”, resumiu.

Um problema da praça, além da má ocupação, é a iluminação precária, onde várias luminárias já não funcionam e as árvores carecem de poda. Em nota, a Prefeitura de Ipatinga informou que deverá executar melhorias e serviços urbanos, “conforme a evolução das condições financeiras do município e dentro da legalidade”.

Também por causa da ação de criminosos, esta semana, foi anunciada em Ipatinga alteração no itinerário de algumas linhas de ônibus que passam pelo ponto atrás do shopping, na avenida Pedro Linhares Gomes. 


LEIA TAMBÉM:

Violência assusta moradores do Bom Retiro - 15/12/2015
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário