
11 de agosto, de 2015 | 17:31
Receita disponibiliza programa para preenchimento do ITR
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União
IPATINGA - A Receita Federal irá disponibilizar a partir de 17 de agosto o programa para preenchimento da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) do exercício de 2015, para uso em computador que tenha o ITR 2015 denominado máquina virtual Java (JVM). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
O programa ITR 2015 tem três versões com instaladores específicos, compatíveis com os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X. O programa estará disponível, na internet, para reprodução livre no site da Receita Federal.
A máquina virtual simula uma máquina física e consegue executar vários programas no computador. Os programas funcionam em sua maioria - independentemente do sistema operacional onde estão instalados.
Declaram o ITR, entre outros contribuintes, o proprietário da terra, o titular do domínio útil (titular do direito de uso da propriedade) ou o possuidor de qualquer título rural. O prazo para a entrega da declaração, informou o supervisor da Receita Federal, Joaquim Adir, começa no dia 17 de agosto e vai até 30 de setembro.
Para transmitir a declaração gerada pelo programa ITR 2015, o contribuinte deverá utilizar o programa de transmissão Receitanet.
O contador Célio Pavione explica que a área ocupada interfere no valor do imposto. O proprietário do imóvel rural deve ficar atento à documentação. Mais informações podem ser obtidas com profissionais de contabilidade, para que nenhum problema ocorra”, destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]