08 de agosto, de 2015 | 20:00

Pouco utilizada, rede de orelhões deve ser reduzida

Ipatinga possui 1007 telefones públicos instalados; desafio da operadora é conter a depredação dos aparelhos



IPATINGA – Em razão da queda na utilização dos telefones públicos, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, anunciou que haverá redução do número de aparelhos espalhados pelo país. A agência realiza atualmente uma revisão quinquenal dos contratos de concessão de telefonia fixa e do plano geral de metas da universalização.

Por diversas vezes, o DIÁRIO DO AÇO relatou atos de vandalismo, em que aparelhos foram queimados, arrancados ou danificados de todas as formas possíveis. Os que restam de pé também são alvo de poluição visual provocadas pela intensa colagem de planfletos, principalmente dos serviços de mototaxi e motofrete. Além da depredação, a popularização do aparelho móvel é um dos motivos para o abandono do “orelhão” pelas pessoas, apesar do baixo custo do serviço. A chamada média local pelo orelhão, que é de 2 minutos e 25 segundos, tem custo de R$0,25 com o cartão indutivo.

“O que existe de decisão neste momento é que vamos fazer uma readequação na planta de orelhões, já que a utilização dos telefones públicos teve uma queda”, afirmou João Rezende, após participar da cerimônia de abertura da Feira e Congresso Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), em São Paulo. Sobre o marco regulatório dos contratos de  concessão, ele disse que "isso depende de decisão do governo e de avaliação do Legislativo”.

O presidente da Anatel falou ainda sobre o leilão dos lotes de frequência da faixa de 1,8 GHz, que será realizado pela agência. “Vamos trabalhar para que haja esse leilão, no máximo, até o final de outubro”, afirmou.

Ficha
Morador do bairro Canaã, o aposentado Pedro Alves, de 57 anos, relata que utilizou muito, o orelhão, ao longo de sua vida. “Lembro quando ainda era ficha telefônica. Hoje todo mundo tem celular e acaba não usando orelhão, até porque o vandalismo também atrapalha, é uma pena”, lamenta.

Um pouco mais jovem, o vigilante Luiz Jaques de Lima Júnior, de 27 anos, conta que ainda utiliza o orelhão. Em alguns casos, pontua, o telefone público é muito útil. “Se precisar ligar para número fixo de banco ou instituições desse tipo, que não aceitam ligação de celular, é para o orelhão que corro. Porém, o número de aparelhos realmente caiu. Aqui perto de onde trabalho tem dois, mas só um deles funciona. É uma pena, que o número seja reduzido”, avalia. 

Desafio
A assessoria de comunicação da concessionária Oi, responsável pelos orelhões, informou ao Diário do Aço empresa que em Ipatinga há 1007 telefones públicos instalados. O grande desafio enfrentado pela operadora em relação aos orelhões é a depredação. A Oi informa que em todo o território nacional, para a instalação de terminais de uso público (TUPs/orelhões) e individuais, atende às disposições constantes no Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) – Decreto Presidencial n° 7512, de 30 de junho de 2011.

A empresa investe constantemente em estudos de sua planta telefônica e, se for verificada ociosidade de alguns telefones públicos, eles podem ser transferidos para áreas de maior demanda - sempre respeitando a regulamentação da Anatel. A assessoria acrescenta que a migração do consumo de voz fixa (acesso individual ou telefone público) para voz móvel faz parte da evolução da telefonia em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Com a queda no consumo nos orelhões, hoje apenas 0,5% da planta de telefones públicos da Oi gera receita suficiente para o pagamento do seu próprio custo de manutenção. Devido a sua pouca atratividade, hoje cerca de 48% dos orelhões da Oi não geram chamadas tarifadas e cerca de 38% não são sequer utilizados.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário