08 de julho, de 2015 | 16:47
Rotary de Ipatinga completa 50 anos
Clube foi fundado em 8 de julho de 1965
DA REDAÇÃO - O Rotary Club de Ipatinga comemora 50 anos de serviços prestados à comunidade. O clube foi fundado em 8 de julho de 1965, quando ganhou o status de provisório. As reuniões aconteciam às quintas-feiras, no Grande Hotel de Ipatinga, no bairro Castelo.
Sua admissão no Rotary International se deu no dia 6 de setembro de 1966. O clube padrinho foi o Rotary de Coronel Fabriciano-Acesita, à época, com esse nome. O governador do Distrito 458 indicou Narciso Drummond Torres como seu representante para a criação do novo clube, acompanhando-o e orientando-o no seu primeiro ano de atividades.
Durante o funcionamento inicial, o Rotary Club de Ipatinga contou ainda com o apoio, seja pela presença constante, seja pelas palestras de informação rotária, dos seguintes companheiros fabricianenses: Geraldo Perlingeiro de Abreu; José Maria Rolim; José Riscala Albeny; Pedro Rolim Filho; Maurício Antônio Anacleto; Francisco de Paula Silva e José Ênio Cabral, entre outros. Na sua fase de criação e consolidação, merecem destaque especial: Irimá da Silveira, com forte liderança na fase de criação, e Silas Augusto, pela liderança importantíssima nas primeiras iniciativas do clube.
Destacam-se algumas obras significativas que marcaram a presença do Rotary na nossa comunidade, entre elas, a construção da Praça de Esportes do bairro Santa Mônica, em parceria com o Sindipa e a Usiminas; a construção do prédio da Apae no bairro Bela Vista. A primeira grande obra do Rotary de Ipatinga, no entanto, foi a construção do Ginásio Estadual de Ipatinga, a atual Escola Estadual João XXIIII, no bairro Iguaçu, inaugurado no dia 24 de junho de 1966. Estas ações permitiram a consolidação do Rotary como entidade de respeito na comunidade ipatinguense e regional.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















