
15 de junho, de 2015 | 20:00
Usuários da Tim estão incomunicáveis em Ipaba
Moradores afirmam que dentro do município não é possível realizar ou receber chamadas pela operadora
IPABA Desde o dia 27 de maio, quando entrou em operação o novo código de área no município de Ipaba, usuários da operadora Tim relatam transtornos no uso de serviços de celular. Em relação à telefonia móvel, o município de quase 18 mil habitantes, conforme o IBGE, só é assistido por duas operadoras: a Vivo e a Tim. Entretanto, os usuários da Tim são maioria na cidade. E os serviços da operadora não funcionam há três semanas.
Em atendimento à resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as centrais telefônicas da Oi que atendem os municípios de Belo Oriente e Ipaba migraram os terminais fixos do código 33 para o código 31, o mesmo praticado na Região Metropolitana do Vale do Aço. Ipaba é atendida pela Oi com 1080 terminais fixos. A cidade, conforme anunciado pela Oi anteriormente, recebeu o prefixo 3320, em substituição ao atual, 3327.
O operador Jaisson Felipe diz que os aborrecimentos na Tim começaram logo após a migração de DDD, embora nos terminais fixos da Oi. O sinal de serviço da Tim existe no aparelho dele, mas não é possível ligar ou receber ligações dentro do município. Jaisson, que trabalha em Ipatinga e mora em Ipaba, tem o número Tim com código 31. Nas últimas semanas, ele relata que, ao fazer uma ligação se encontrando em Ipaba, escuta somente um sinal de erro no serviço. Fazer ou receber chamadas só são possíveis fora da cidade em Ipatinga, por exemplo. Entrei em contato com a Tim para formalizar a reclamação pela terceira vez e me foi informado que realizam manutenção. Nenhuma resposta mais concreta foi passada, nem previsão de quando voltará à normalidade”, narrou o operador.
As chamadas não são possíveis tanto para quem é cliente no código 31, quanto no 33 - e a Internet móvel também não. O que intriga usuários é que não é a totalidade dos usuários da Tim que enfrentam os aborrecimentos. Tem alguns amigos dizendo que o serviço está estável e outros estão com o problema. A gente fica sem comunicação nenhuma. Eu só uso número da Vivo na loja onde trabalho. Quando estou em casa e nos fins de semana, fico incomunicável”, diz a atendente comercial Lenise Souza.
A falta de comunicação está prejudicando o trabalho de muita gente, e o comércio da cidade. Poderia afirmar que 95% da população está prejudicada pela ausência do serviço. A maioria da comunidade opta pelo celular porque é mais barato e com isso os moradores, o comércio e tantos outros ficam prejudicados”, reforça, por sua vez, o vereador Weber Freire Pascoal (DEM). Ele diz que pleiteia uma audiência na operadora, em Belo Horizonte, para pontuar o impasse. Acionamos a operadora e deram 10 dias para resolver o problema, mas o prazo já passou e até o momento nada foi resolvido”.
Por meio de nota, a TIM informou que não há indícios de falha nos serviços de telefonia móvel em Ipaba (MG), mas que, em função da migração do DDD 33 para o DDD 31, os clientes podem encontrar dificuldades para originar e receber ligações. A operadora está trabalhando para minimizar os efeitos da transição. Em 2015, a TIM prevê investimentos para ampliar sua infraestrutura de rede em todo Brasil e aprimorar os serviços de telefonia móvel na região”.
SOBRE O ASSUNTO:
Belo Oriente e Ipaba terão mudança no código de área - 22/05/2015
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]