10 de junho, de 2015 | 20:00
Unipac Vale do Aço agora é Faculdade Única
Unidades de Ipatinga, Timóteo e Contagem contam com 5 mil alunos e suporte de 500 colaboradores
IPATINGA A Única Educacional é a nova mantenedora das unidades da Unipac em Ipatinga, Timóteo e Contagem. A partir de agora, as instituições passam a denominar-se Faculdade Única. Com essa transferência, alunos, professores, equipe acadêmico-administrativa e comunidade só têm a ganhar. E mais que um novo nome ou uma nova marca, essa mudança representa evolução”, resume o diretor executivo da Faculdade Única, Walter Teixeira dos Santos.
A criação da Faculdade Única é apresentada pela direção como o resultado do esforço de um grupo de gestores, somado ao empenho da equipe acadêmico-administrativa e à credibilidade depositada pelos alunos e comunidade, ao longo dos 15 anos de atuação no Vale do Aço e quase uma década em Contagem.
Em função dessa autonomia, a Faculdade Única, além da celeridade na tomada de decisões, pretende estabelecer novas diretrizes, entre elas uma adesão mais vigorosa no sentido de ampliar o número de alunos pelo Fies.
Novos desafios
A relação da Única Educacional com a instituição não é nova. O mesmo Conselho Gestor traz a experiência acumulada de gerir as três faculdades e da implantação da Única Escola de Negócios.
Walter Teixeira explica as motivações para a mudança. Em algum momento, todos nós vivenciamos uma sensação desafiadora. Reconhecemos que tudo caminha bem, mas o desejo de querer fazer diferente, de ser singular, reconhecidamente único, nos desperta a romper fronteiras e irmos mais longe. Foi com essa motivação que mudamos”, pontua o diretor executivo.
A divulgação do processo de mudança foi cuidadosamente planejada, e começou com um trabalho interno. Teixeira explica o motivo de a instituição optar pela prioridade à comunidade acadêmica: professores, funcionários e alunos. Por uma questão de respeito, a comunicação foi feita de dentro para fora. Cumprida essa etapa, chegou o momento oportuno para compartilhar a notícia com toda a comunidade, fornecedores, empresas de estágio e outros parceiros. Afinal, esse projeto nasceu da experiência bem-sucedida da implantação da faculdade no Vale do Aço”, acrescenta.
Rede
A Faculdade Única integra uma rede autônoma de faculdades, que assumiu um novo modelo de gestão administrativo-acadêmico. Juntas, as unidades de Ipatinga, Timóteo e Contagem ultrapassam 5 mil alunos (graduação, pós-graduação e técnico), e contam com o suporte de 500 colaboradores.
São 30 cursos superiores em oferta, além de outros já aprovados pelo Ministério da Educação (MEC). E está em andamento o projeto de credenciamento de 22 polos na modalidade de educação à distância, para cursos de graduação em Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão de Processos Gerenciais e em Recursos Humanos.
Merece destaque, também, o leque de cursos de pós-graduação, extensão e de qualificação corporativa, destinados a atender demandas de aperfeiçoamento acadêmico e profissional.
Modernização
Conforme Walter Teixeira, em cada faculdade, as melhorias já podem ser notadas. Ações positivas como a adoção de um novo modelo de aprendizagem, inspirado em experiências norte-americanas de sucesso como da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e a modernização dos sistemas tecnológicos de apoio acadêmico e administrativo já são realidade. O mais importante é que o ciclo de inovação que começou será contínuo e permanente”, pontua o diretor executivo.
Um dos exemplos da modernização acadêmica é a adoção do Portal Acadêmico Blackboard, plataforma que possui ferramentas modernas e interativas, que facilitam o aprendizado. Por meio da plataforma, que já é a mais usada nos Estados Unidos, o aluno acessa conteúdos disponibilizados pelo professor, consulta planos de ensino, conteúdo de aulas, calendário letivo, e ainda interage com sua turma, antes mesmo do momento da sala de aula presencial. Assim, otimiza seu tempo de estudo”, explicam Júlio César Alvim e Eliane Neves, diretores acadêmicos de Ipatinga e Timóteo.
Metodologia inspirada
em Harvard e no MIT
Inspirada no modelo norte-americano utilizado pela Universidade de Harvard e pelo MIT, a Única Ipatinga e Única Timóteo adotaram um novo modelo de aprendizagem, que pode ser percebido por meio da Sala de Aprendizagem Ativa. A proposta visa à promoção da inovação dos métodos de ensino e tem como foco a maior aprendizagem dos alunos, por meio de interatividade e participação. Todos os cursos de graduação da faculdade contam com disciplinas que adotam a metodologia.
A Única foi uma das pioneiras no país a adotar o modelo de Sala de Aprendizagem Ativa. O novo ambiente rompe com o modelo convencional e permite organizar grupos de discussão e o professor circula entre as mesas, para acompanhar atividades e tirar dúvidas. Durante a aula, usando os tablets disponíveis na sala, os alunos acessam uma área específica e respondem a perguntas. O professor analisa o percentual de respostas de cada opção e, com base nisso, motiva a discussão entre os grupos.
Com a nova metodologia, o graduando apresenta mais envolvimento no processo e o docente coloca sua experiência e o seu conhecimento a serviço da criação de situações de aprendizagem nas quais o aluno deverá construir a partir de suas experiências, de suas concepções prévias, e da interação com seus colegas e com o professor o novo conhecimento”, finalizam os diretores acadêmicos de Ipatinga e Timóteo, respectivamente, Júlio Alvim e Eliane Neves.
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WhatsApp Diário do Aço 31-8591 5916 (Envie fotos, vídeos, informe o que ocorre em sua comunidade)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]