03 de junho, de 2015 | 20:00

“Corpus Christi é um dia santo e não um feriado”

Padre Aloísio Vieira explica significado da data para os cristãos


IPATINGA – Nesta quinta-feira (4) a Igreja Católica celebra o Dia de Corpus Christi. O nome vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. O pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Iguaçu, e vigário-geral da diocese Itabira-Coronel Fabriciano, padre Aloísio Vieira, explica os vários significados para a data e destaca dois deles para descrever o que esse evento representa para os cristãos.

Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e sangue de Cristo. Padre Aloísio pontua que um dos significados é a celebração do corpo e sangue de Cristo como cordeiro, aquele que, com seu sangue, purifica e redime dos pecados. Jesus, destaca o padre, deu sua vida para nos salvar. “Agnus dei, cordeiro de Deus”.

O segundo entendimento é que, na festa de Corpus Christi, é celebrado o corpo místico de Cristo, que é Jesus e a igreja, sendo Jesus a cabeça e a igreja o corpo, que atua no mundo, sendo sal, luz e fermento. “Esse corpo, que tem vários membros, são as várias atividades, dos vários organismos, dos vários posicionamentos que a igreja tem no mundo. Por meio dos cristãos, padres ou leigos, procuram ser no mundo esse sal, essa luz, construindo o reino de Deus”, resume padre Aloísio.

Festejos
Nesta data, a confecção de tapetes de serragem é comum pelas ruas do entorno das igrejas. O pároco relata que esta é uma tradição centenária, “quiçá milenar”. “Temos a procissão com a eucaristia, do corpo e sangue de Cristo. É o que os cristãos têm de mais sagrado. E, quando vamos fazer essa procissão, fazemos com o maior respeito, porque é o próprio Deus caminhando no meio de nós. Usamos uma cobertura por cima da hóstia consagrada, uma espécie de sombrinha e a vestimenta do padre também é especial para completar esse respeito, essa adoração”, frisa. 
Wôlmer Ezequiel


padre aloísio


Dia santo
O padre pondera que feriado é uma nomenclatura pagã, pois quando não se trabalha, é feriado. Para o católico, não é feriado, mas sim um dia santo de guarda, de recolhimento, oração, de voltar-se para Deus. A igreja ensina que o católico deve buscar voltar-se para Deus o máximo que conseguir, e evitar atividades que não são voltadas para Deus.

“O sentido da data ficou um pouco perdido no tempo, assim como a Sexta-feira da Paixão e outros dias santos de guarda. O certo seria não fazer nada, a não ser os cuidados de higiene pessoal, como escovar os dentes e tomar banho. No passado, os cristãos de fato observavam isso. Nossos avós, bisavós, observavam isso. Nos últimos 50 anos, 60 anos, temos perdido bastante essa herança e adotado o aspecto de feriado, o que é uma nomenclatura pagã para os dias santos”, concluiu o religioso. 
 

CURTA: DA no Facebook 

SIGA: Twitter: @diarioaco





ADICIONE:  G+




WhatsApp Diário do Aço 31-8591 5916 (Envie fotos, vídeos, informe o que ocorre em sua comunidade)


 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário