10 de fevereiro, de 2015 | 17:11
Município orienta sobre Passe Livre
O atendimento é feito pela Secretaria Municipal de Assistência Socia
DA REDAÇÃO - O município de Ipatinga dispõe do serviço de atendimento aos idosos e pessoas com deficiência, que têm direito à gratuidade no transporte público interestadual, intermunicipal e municipal. O atendimento é feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social, diretamente na sede do programa Bolsa Família, no 4º andar do prédio da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O passe livre interestadual é destinado aos idosos com idade superior a 60 anos e renda de até dois salários mínimos, individual. O requerente é inserido no Cadastro Único (CADÚnico), e os documentos são os seguintes: comprovante de residência, comprovante de renda e documentos pessoais do grupo familiar, uma foto 3x4 do requerente da carteirinha” e declaração emitida pelo INSS de que não possui benefício previdenciário. Se o idoso possuir benefício previdenciário, basta apresentar o contra cheque no guichê da empresa de ônibus ou terminal ferroviário para agendar sua passagem.
Para a pessoa com deficiência, a exigência é renda per capita familiar de até um salário mínimo. É necessário enviar para o Ministério dos Transportes, via Correios, laudo médico emitido, em formulário próprio, por médico (clínico geral e especialista) do Sistema Único de Saúde (SUS), cópia de documento de identidade, comprovante de endereço, foto 3x4 e formulário específico preenchido. A carteira é entregue na casa do requerente.
O passe livre intermunicipal (Sindpass) é concedido ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos e renda individual de até dois salários mínimos. O requerente deve enviar formulário, cópia de documento de identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda e uma foto 3x4 para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Minas Gerais (Sindpass). Os formulários também são disponibilizados pelo site da entidade (www.sindpas.com.br) e a Prefeitura auxilia no preenchimento da documentação. A carteirinha é entregue na casa do requerente.
No caso da pessoa com deficiência a renda individual é de até dois salários mínimos, e sem requisito de idade. São exigidos laudo médico emitido, em formulário próprio, por médico especialista do Sistema Único de Saúde (SUS), formulário específico preenchido, cópia dos documentos de identidade, CPF, do comprovante de endereço, comprovante de renda e uma foto 3x4. O formulário está disponibilizado no site do www.sindpas.com.br e a carteirinha é entregue na casa do requerente.
Já o passe livre municipal para idoso e pessoa com deficiência é confeccionado pela empresa concessionária do transporte municipal, a Autotrans, situada à rua Caetés, 100, bairro Iguaçu. Para mais informações, entrar em contato no telefone da empresa: 3823-9088.
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WHATSAPP 31 8591 5916
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]