22 de janeiro, de 2015 | 18:00
Mapa da Mina” é lançado no Ipaneminha
Prefeitura de Ipatinga, MP, e Instituto Interagir iniciam projeto que vai identificar e proteger as nascentes
IPATINGA - As nascentes dágua do município receberão atenção especial a partir de fevereiro deste ano, com o início do projeto Mapa da Mina”, lançado na manhã desta quinta-feira (22), na tradicional parada conhecida como bica da fonte”, na Estrada do Ipaneminha. Realizado numa parceria entre Prefeitura de Ipatinga, Ministério Público e Instituto Interagir, o projeto vai mapear e recuperar os mananciais hídricos do município.
O trabalho de proteção dos nossos recursos hídricos é de responsabilidade de todos. Vamos envolver não só a Prefeitura de Ipatinga, o Ministério Público e o Instituto Interagir neste projeto, mas também as comunidades e as nossas crianças”, enfatizou a prefeita Cecília Ferramenta.
Com objetivo de ampliar as ações de proteção das nascentes do município, a chefe do Executivo anunciou que as escolas da rede municipal de Ipatinga vão trabalhar paralelamente com ações de Educação Ambiental na comunidade. As nossas escolas vão trabalhar atividades que busquem a conscientização dos alunos e da nossa população sobre a importância de preservar o nosso meio ambiente”, completou a prefeita Cecília Ferramenta.
Conscientização
O promotor de Justiça e curador do Meio Ambiente, Rafael Pureza, destacou a importância da participação dos moradores da zona rural, onde estão localizadas boa parta das nascentes do município. Esse projeto trata do resgate do nosso maior tesouro: a água. Por isso, é preciso que os proprietários de áreas com nascentes degradadas e moradores da zona rural abram as suas portas para receber as equipes de pesquisa e forneçam o máximo de informações para o levantamento”, reforçou.
O ato que marcou o início das ações do projeto Mapa da Mina também contou com a presença de vereadores, representantes da Polícia Militar Ambiental, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), da APA Ipanema, do Conselho de Orçamento da Regional 9, da Copasa, Cenibra e empresas apoiadoras que atuam na zona rural de Ipatinga, além da imprensa regional.
O morador do Tribuna José Roberto Silva parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Ipatinga, Ministério Público e Instituto Interagir em realizar o Mapa da Mina. A zona rural estava gritando por socorro. Vemos nascentes reduzirem o seu curso dágua dia após dia e não sabemos o que fazer. Agora nos tranquiliza ver esse projeto acontecer”, revelou o morador.
Resgate
O Mapa da Mina propõe catalogar, estudar, proteger e, se necessário, recuperar todo o manancial hídrico existente nas áreas rural e urbana de Ipatinga. A primeira etapa do levantamento vai cobrir as regiões das sub-bacias do Ipanemão, Ipaneminha, Tribuna e Morro Escuro.
Quatro estagiários são treinados para iniciar o trabalho na primeira semana de fevereiro. As equipes vão percorrer propriedades e localidades que abrigam cursos dágua para identificar e catalogar as nascentes, por meio de aparelhos GPS, fotografias, relatórios e contatos com proprietários rurais”, detalhou o diretor do Instituto Interagir, Alessandro de Sá.
O projeto inclui, também, a produção de um mapa hidrográfico atualizado da região e a mobilização de proprietários de áreas com nascentes degradadas, para promover a recuperação do manancial. Entre as ações estratégias previstas no Mapa da Mina estão a doação de materiais, como mudas arbóreas e cercas, para incentivar a proteção de olhos dágua”, e o monitoramento das áreas identificadas.
Numa segunda etapa, o mesmo trabalho será executado nas demais sub-bacias do Ribeirão Ipanema e na região da bacia do Rio Piracicaba. A previsão é de que todos os levantamentos e estudos programados sejam executados em dois anos no município, conforme o projeto de parceria assinado entre Instituto Interagir, Ministério Público e Prefeitura de Ipatinga.
A comunidade também pode ajudar fornecendo informações sobre os cursos dágua do município ao Departamento de Meio Ambiente da PMI pelo telefone (31) 3829-8079 ou em contato com Instituto Interagir pelos números (31)3821-8929 e 8881-7470.
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WhatsApp 31-8591 5916
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]