15 de janeiro, de 2015 | 20:00
Alistamento obrigatório já começou
Nascidos em 1997 devem procurar a Junta Militar do município
IPATINGA A 117ª Junta de Serviço Militar, localizada no Centro, já recebe jovens para o alistamento militar obrigatório. Devem se apresentar à seção os nascidos em 1997 e que completam 18 anos em 2015. O prazo para o alistamento fica aberto até o dia 30 de junho.
A junta informa que também podem se alistar todos aqueles que nasceram em anos anteriores e ainda não fizeram o procedimento. Esses, porém, pagarão multa para a regularização.
Delegado do serviço militar de Ipatinga, o capitão Edvaldo Oliveira esclarece que o alistamento é obrigatório aos cidadãos do sexo masculino. Assim, aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte ou outros documentos, ou ainda assumir cargos no serviço público.
O jovem em situação irregular com o serviço militar também fica impedido de prestar vestibular ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, além de estar sujeito ao pagamento de multa. O valor varia conforme a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
Para cumprir o dever cívico, os jovens precisam apresentar certidão de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e duas fotos 3x4 (recente). Pessoas com deficiência precisam procurar o serviço para serem informados da documentação necessária.
A Junta de Serviço Militar em Ipatinga funciona na rua João Napoleão da Cruz, 185, no Centro. Este ano, ocorreram mudanças no horário de atendimento. O serviço de alistamento atende de segunda-feira a quarta-feira, das 12h às 17h. No início de cada atendimento, é feita a distribuição de senhas.
Conforme dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, no ano passado 1,7 milhão de jovens se alistaram nas Juntas de todo o país. Cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas. A região do Vale do Aço é dispensada da seleção geral de soldados.
Reservista
O capião Edvaldo Oliveira chama a atenção daqueles que fizeram o alistamento, ou solicitação da dispensa, e não retornaram para buscar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), popularmente conhecido como Certificado de Reservista. Uma vez que um protocolo é dado ao jovem no atendimento, muitos não retornam para buscar o documento definitivo, que pode ser descartado pela junta no prazo legal de 90 dias. Mas, até documentos anteriores a esse período podem ser retirados na junta. A entrega dos certificados ocorre às sextas-feiras.
SOBRE O ASSUNTO:
Junta Militar alerta sobre prazo para alistamento - 15/06/2014
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]