12 de janeiro, de 2015 | 20:00
Assembleia define campanha salarial
Reivindicação apresentada em setembro de 2014 se arrasta; expectativa é pela aprovação de contraproposta
DA REDAÇÃO A renovação do acordo coletivo entre Aperam South America e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita) pode ser definida nesta terça-feira, 13. Nos horários de 7h30, 13h, 15h30 e 18h, serão realizadas assembleias na sede do Metasita, onde os trabalhadores irão deliberar pela última contraproposta apresentada pela Aperam. Com a proximidade do fim da data-base da categoria, prorrogada para 16 de janeiro, o sindicato acredita que ocorrerá amanhã um consenso entre as partes envolvidas.
Reuniões foram retomadas entre o sindicato e a empresa entre quarta-feira, 7, e sexta-feira, 9, da semana passada. Ao fim das discussões, a Aperam propôs reajuste dos vencimentos dos trabalhadores pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) medido em outubro de 2014, de 6,34%, pagamento de abono salarial no valor de R$ 1.500, e manutenção de benefícios já convencionados.
Se aprovada a proposta nesta terça-feira, o pagamento do abono aos trabalhadores ocorre cinco dias após a assinatura de renovação do acordo coletivo de trabalho, que foi agendado previamente para a próxima quinta-feira, 15. O reajuste pelo INPC será retroativo a novembro do ano passado.
Tendo em vista a realidade em que estão postas as negociações, a contraproposta se aproxima do que reivindicamos”, avalia o presidente do Metasita, Carlos José de Vasconcelos Silva. Em dezembro, o sindicato recuou nas reivindicações, exigindo reajuste salarial de 7%, abono e demais direitos.
Para o sindicato, os números estão condizentes com a atual situação econômica do setor industrial e siderúrgico brasileiro, e a proposta é semelhante à negociada em outras empresas.
Sindimiva
As negociações com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico e de Informática do Vale do Aço (Sindimiva) não avançaram, conforme o Metasita. O sindicato, dessa forma, instaurou dissídio coletivo junto ao Tribunal Regional do Trabalho de Minas (TRT-MG). É aguardada agora a normalização dos trabalhos do Judiciário, após o período de recesso forense, para o agendamento de audiências de conciliação.
Empregados temem desemprego
Nesta terça-feira, 13, também são realizadas assembleias com os cerca de 170 trabalhadores da planta da Harsco em Timóteo. O contrato de prestação de serviços da empresa com a Aperam não será renovado e, a partir do mês que vem, a PH Transportes assume os serviços. O Metasita salienta sua mediação para garantir todos os direitos dos trabalhadores com o fim do contrato, assim como a atualização dos vencimentos, haja vista que, devido às incertezas com o fim da prestação de serviços, a empresa não negociou a renovação do acordo coletivo.
É um período de incertezas para os trabalhadores da Harsco”, reconhece Carlos Vasconcelos. As assembleias estão programadas para as 7h30 e 17h30. Junto à nova empresa são discutidas a possibilidade de contratação de todos os funcionários e as condições de trabalho.
O DIÁRIO DO AÇO tentou contato com a Harsco Metals nessa segunda-feira, porém, sem êxito. Em nota, a Aperam South America informou que, depois de avaliar propostas técnicas e comerciais, concluiu e comunicou, no dia 9 de janeiro, o complexo processo de licitação da qual saiu vencedora a empresa PH Transportes. No sábado, 10, representantes da Aperam, da Harsco e da PH Transportes se reuniram com os empregados da Harsco para informá-los sobre a situação”.
A Aperam afirma que vem trabalhando com ambas as empresas no sentido de garantir a continuidade das atividades e minimizar os impactos sociais em função dessa mudança”. Conforme a empresa, finalmente, a PH Transportes já manifestou durante a reunião com os empregados da Harsco que irá dar prioridade a eles no processo de contratação e, para isso, nos próximos dias, vai agendar contatos com cada um para entrevistas e avaliação dos currículos.
PH
A PH Transportes tem sede no município de Cláudio (MG) e presta serviços nas unidades da ArcelorMittal em Cariacica. Recentemente, venceu também licitação da ArcelorMittal João Monlevade. A empresa começará a operar na planta de Timóteo a partir de 1º de fevereiro.
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WHATSAPP 31 8591 5916
LEIA MAIS:
Campanha salarial indefinida - 28/11/2014
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]