
05 de dezembro, de 2014 | 18:24
Ipatinga é destaque em sustentabilidade
Ações propostas pela PMI são destacadas em concurso nacional que premiou as Cidades sustentáveis”
IPATINGA - Com mais de 90% dos indicadores propostos pelo Programa Cidades Sustentáveis preenchidos, Ipatinga participou da fase final do Prêmio que levou o mesmo nome do programa. A iniciativa destacou as prefeituras brasileiras que estão realizando as melhores ações e práticas para o desenvolvimento sustentável. Ao todo, 57 cidades concorreram à premiação, em quatro categorias: Cidades Pequenas, Médias, Grandes e Metrópoles. O evento teve parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM).
A prefeita Cecília Ferramenta e o secretário municipal de Planejamento, Carlos Magno Xavier Corrêa, participaram da concorrida solenidade, realizada na tarde desta quarta-feira (03/12), no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília. Para Cecília, ser incluída entre as prefeituras finalistas foi uma grande vitória.
É motivo de honra participar desse prêmio, que selecionou as cidades que mais se destacaram em sustentabilidade e ações que propiciem o bem estar e a qualidade de vida para a população. Ipatinga foi a única cidade mineira participante do prêmio na categoria médio porte com população entre 101 mil e 500 mil habitantes” destaca a prefeita Cecília Ferramenta. O Programa Cidades Sustentáveis vai ao encontro com as propostas do nosso programa de governo e reforçam o compromisso da atual Administração com uma agenda de sustentabilidade”, completou Cecília Ferramenta.
Boas práticas
O Prêmio Cidade Sustentável tem abrangência nacional e visa a estimular os gestores públicos a criar, manter e atualizar observatórios em seus respectivos municípios. Esses espaços virtuais deverão conter indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável.
No PSC, Ipatinga listou 21 boas práticas realizadas pela atual Administração em diversos setores, como saúde, educação, meio ambiente, esportes e lazer, e programas como o novo cardápio de merenda das escolas da rede municipal, cuja proposta é melhorar a alimentação de crianças e adolescentes. A cidade preencheu 93% dos 100 indicadores de sustentabilidade proposto pelo programa.
Agora, os dados coletados e organizados sobre a realidade de Ipatinga se tornam uma importante fonte de pesquisa para estudantes, professores e a população em geral, interessados em conhecer mais sobre a nossa cidade. Os números estão disponíveis na página do PSC”, comenta Carlos Magno Xavier.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]