25 de outubro, de 2014 | 10:25

Reciclagem de pneus

Fiscalização evita descarte em áreas públicas e reforça combate à dengue


IPATINGA - Mais de 18 toneladas de pneus e carcaças recolhidos em Ipatinga foram encaminhadas nesta semana para reciclagem. Uma nova carga, de aproximadamente 12 toneladas, deverá ser despachada nos próximos dias, “zerando” o estoque do Ecoponto que funciona na antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre.

Desde o ano passado a Prefeitura de Ipatinga vem mantendo um rigoroso controle sobre o setor de comércio e serviços de pneus e borracharias. A legislação obriga às empresas a entrega de pneus usados e carcaças no Ecoponto. O recolhimento desse material impede que seja descartado em áreas públicas ou cursos d’água, além de evitar que se transforme em criadouro do Aedes aegytpi, mosquito transmissor da dengue.

Reciclagem
Os pneus recolhidos pela PMI, de automóveis, caminhões, motocicletas e bicicletas, entre outros veículos, são enviados mensalmente para uma empresa de reciclagem, e aproveitados em fornos de cimento, fabricação de asfalto, gramas artificiais e quadras esportivas, além da fabricação de granulados de borracha.

A destinação adequada de pneus classificados como inservíveis por fabricantes e importadores está prevista na Resolução 416 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Essa norma determina o recolhimento de um pneu usado para cada pneu novo vendido no mercado.

Em Ipatinga, desde o ano passado, mais de 500 toneladas de carcaças e pneus velhos já foram recolhidas e enviadas para reciclagem. A responsabilidade pelo recolhimento é das empresas do setor. Esse material deve ser levado ao “Ecoponto”, na antiga Suplan, das 7h às 13h.

 

CURTA: DA no Facebook 




SIGA: Twitter: @diarioaco

ADICIONE:  G+




WhatsApp 31-8591 5916


 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário