23 de setembro, de 2014 | 19:21
Cefet MG tem novo campus em Timóteo
Com a inauguração de prédio transferência da estrutura antiga será realizada em janeiro de 2015
TIMÓTEO Os 650 estudantes de cursos técnico e superior na unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), em Timóteo, terão nova casa a partir de 2015.
Após um ano e meio de construção e cerca de R$ 10 milhões investidos em área doada pelo município, o novo prédio do Bloco B foi inaugurado na tarde desta terça-feira, 23.
Com isso, o campus é oficialmente entregue e mudará de endereço. A transferência da atual estrutura instalada no prédio localizado no bairro Vale Verde, para o novo espaço equipado com 18 laboratórios e 13 salas de aula, foi programada para 20 de janeiro.
Uma solenidade marcou a inauguração do novo campus com a presença do diretor-geral do Cefet em Minas Gerais, Márcio Silva Basílio, a diretora da unidade de Timóteo, Silvânia Aparecida de Freitas Souza, prefeito de Timóteo, Keisson Drummond (PT), demais autoridades locais, professores e estudantes.
A partir de agora, todos os alunos dos cursos técnicos de Edificações, Informática, Química e Metalurgia, além do curso de Engenharia da Computação, vão estudar no Bloco B.
A estrutura do campus, localizado no Centro-Norte, conta ainda com pista de corrida e o Bloco A, imóvel tombado pelo patrimônio histórico e que passou por reformas para abrigar o setor administrativo da unidade. O corpo docente também ganhou reforço. O número de professores na unidade de Timóteo aumentou de 33 para 50, todos efetivos.
A diretora da unidade em Timóteo, Silvânia Freitas, informou que serão construídos ainda, em novas etapas, um Centro Esportivo, a guarita e um novo bloco de apoio. Hoje estamos realizando o sonho de vir para uma área mais centralizada para fácil acesso dos alunos. Além disso, podemos crescer como o Cefet exige”, salientou a diretora. Silvânia Freitas disse que, em outubro próximo, a unidade promoverá a solenidade de formatura da primeira turma de Engenharia da Computação. O curso superior possui atualmente 130 alunos matriculados.
Prédio antigo
O prédio localizado no Vale Verde será devolvido à administração municipal. O prefeito Keisson Drummond informou que uma das escolas da rede municipal será transferida para o imóvel. Ficamos felizes com este dia, pois Timóteo está se transformando em cidade universitária. No momento, também discutimos com o Cefet seu projeto que comtempla, ao todo, a implantação de cinco cursos superiores em Timóteo”, afirmou.
Integração
Para o diretor-geral do Cefet, Márcio Basílio, didaticamente a integração entre alunos do curso técnico e superior é muito positiva. A oportunidade de eles usarem juntos, por exemplo, o mesmo laboratório, nos dá a oportunidade de verticalizar o ensino. Vamos unir todo o esforço pedagógico da instituição em um único campus”, frisou o diretor-geral.
Em relação ao reforço no número de professores, Márcio Basílio revelou que ao todo foram admitidos 320 professores efetivados e 200 funcionários do setor administrativo para o Cefet-MG.
Com a chegada de professores, conseguimos nos organizar para que todas as unidades do interior tivessem pelo menos um curso superior. O próximo passo é a abertura do segundo curso superior, inclusive em Timóteo. Aqui, existe indicação para Engenharia Metalúrgica e Engenharia Química, ora em avaliação”, ressaltou Márcio Basílio.
Processo de mudança para universidade está parado
Há um ano, o Cefet-MG pleiteia, junto ao Ministério da Educação, em Brasília (DF) a transformação do centro em Universidade Tecnológica Federal. A mudança permitiria a instalação de novos cursos nos municípios onde estão instaladas unidades do Cefet. O diretor-geral do Cefet, Márcio Basílio, informou que o processo está parado por questões políticas.
Devido às eleições, está tudo parado. Enquanto não há definição na política para saber a interlocução necessária para tocar esse projeto, estamos organizando a casa com mais professores e funcionários administrativos. Esperamos o quadro político estabilizar para que esse projeto histórico seja levado ao MEC para buscar a possível solução”, concluiu Márcio Basílio.
[[##524##]]
MAIS:
Cefet inscreve para vagas remanescentes - 23/09/2014
Cefet de Timóteo sedia Maratona de Programação - 13/09/2014
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WhatsApp 31-8591 5916
LEIA MAIS:
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]