13 de setembro, de 2014 | 00:00

Imbróglio da MG-760

Atraso maior no processo de retomada da obra de asfaltamento preocupa deputado federal


DA REDAÇÃO - O deputado federal Gabriel Guimarães reagiu com indignação à notícia do cancelamento, pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), do pedido de licenciamento ambiental para as obras de pavimentação da MG-760. Segundo ele, essa medida do Governo do Estado implica num atraso ainda maior “de uma rodovia que é fundamental para o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Vale do Aço”.

A MG-760, que tem 56,8 quilômetros e liga o distrito de Cava Grande, em Marliéria, à São José do Goiabal, no entroncamento com a BR-262. É via de acesso ao Parque Estadual do Rio Doce (Perd), que abriga a maior área contínua de Mata Atlântica do Estado de Minas Gerais. “O Parque do Rio Doce é uma importante fonte de desenvolvimento socioeconômico regional, pela exploração ambientalmente sustentável do turismo. Entretanto, essa rodovia que é a porta de entrada para o Parque é apenas tema de promessas há muitas décadas, já que mais uma vez temos a obra adiada pelo Governo do Estado,” afirmou Guimarães, que é advogado com experiência em Direito Público.

O Governo do Estado informou que a decisão visou resolver um impasse com as condicionantes ambientais exigidas legalmente para garantir a pavimentação em área de relevante bem natural, como é o Perd. Esse impasse se arrasta desde dezembro de 2013, quando a Justiça embargou a obra, atendendo ao pedido do Ministério Público de Minas Gerais.

A empresa Tamasa Engenharia, que venceu a licitação para asfaltar a rodovia, teve que interromper o trabalho e desmontar o canteiro de obras. Para Gabriel Guimarães, entrar com novo pedido de licenciamento ambiental significa fazer novos estudos de impacto ambiental e começar de novo “uma obra que já deveria estar pronta há décadas”, lembrou.

“O Estado agiu com irresponsabilidade ou, no mínimo com erros graves de planejamento, ao adiar mais uma vez a pavimentação da MG-760 e atrasar o desenvolvimento do Vale do Aço. Em uma obra muito maior e mais complexa, nossas forças políticas trouxeram a presidente Dilma (Rousseff) a Ipatinga e as obras de duplicação da BR-381 já foram iniciadas. De minha parte, como representante da população do Vale do Aço me comprometo a lutar junto ao futuro Governador de Minas para garantir a pavimentação dessa rodovia tão essencial ao desenvolvimento,” concluiu o deputado.
 

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